segunda-feira, 2 de maio de 2011

Forças dos EUA matam Bin Laden

Líder da Al-Qaeda foi morto com tiro na cabeça, no Paquistão, por forças especiais americanas. Presidente paquistanês só foi avisado depois. Corpo foi jogado ao mar.
Americanos comemoram morte de Bin Laden em frente à Casa Branca. Foto EPA/SHAWN THEW

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou na madrugada desta segunda-feira que forças especiais dos Estados Unidos mataram, no Paquistão, Osama Bin Laden.
"Nesta noite, posso relatar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da Al-Qaeda, e um terrorista que é responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes", disse o presidente americano, num discurso transmitido da Casa Branca, e acrescentou: "Justiça foi feita".
Bin Laden estava no primeiro lugar da lista de inimigos mais procurados pelos Estados Unidos, que tentavam capturá-lo desde 2001.
Centenas de americanos com bandeiras nacionais reuniram-se em frente à Casa Branca para comemorar a notícia.
Presidente paquistanês só soube depois
Obama disse que telefonou ao presidente Asif Ali Zardari, do Paquistão, depois da operação, que durou 40 minutos. A pequena fortaleza onde Bin Laden se encontrava estava situada na cidade de Abbottabad, onde se localizam também uma academia militar paquistanesa e três regimentos que albergam milhares de militares.
Fontes da Casa Branca disseram que a operação, que estava a ser preparada há meses, foi tão secreta que apenas um pequeno círculo dentro do governo americano tinha conhecimento do que estava a acontecer.
Segundo a Associated Press, que cita uma fonte da administração norte-americana, o corpo de Osama Bin Laden foi atirado ao mar. O governo norte-americano decidiu fazê-lo porque não seria possível enterrar o líder da Al-Qaeda num prazo de 24 horas, como exigem as tradições islâmicas. Além disso, a Casa Branca justificou-se afirmando que não seria possível encontrar em tempo útil um país disposto a aceitar o corpo.
 
http://www.esquerda.net/artigo/for%C3%A7as-dos-eua-matam-bin-laden

Nenhum comentário:

Postar um comentário