segunda-feira, 6 de junho de 2011

China acusa EUA de iniciarem guerra na web

Por Rogerio Jovaneli, de INFO Online
• Domingo, 05 de junho de 2011 - 09h24

São Paulo – Após as revelações do Google na última quarta de que hackers da China tentaram invadir o seu serviço de e-mail, o Gmail, membros da Academia Militar de Ciências daquele país acusaram os Estados Unidos de iniciarem uma guerra pela internet.
Sem citar nominalmente o nome do gigante das buscas, os militares chineses afirmaram que recentemente também foram detectados ataques a governos árabes que, supostamente, tiveram origem nos Estados Unidos. Estão desviando o foco da guerra para a China, acusam os chineses.
"Recentemente, um tornado atravessou a rede de forma massiva, impactando e chocando o globo. Por trás de tudo isso que aconteceu está a sombra dos Estados Unidos", escreveram os pesquisadores Ye Zheng e Zhano Baoxian, estudiosos da Academia Militar de Ciências da China, em um artigo no jornal “China Youth Daily Journal”.
No artigo do China Youth Daily Journal, os chineses chegam a equiparar o uso da web à estratégia nuclear utilizada na guerra industrial. "Enquanto a guerra nuclear era uma estratégia utilizada na era industrial, a guerra pela internet é produto da era da informação. Esses conflitos serão altamente destrutivos, ameaçando a segurança nacional e até a própria existência do Estado".
Segundo o Google, os ataques roubaram contas de centenas de usuários do Gmail, incluindo autoridades importantes do governo americano, ativistas chineses e jornalistas.
Os invasores coletaram as senhas dos usuários provavelmente por meio de phishing (tipo de fraude caracterizada pela tentativa do cracker de se fazer passar por outra pessoa ou representante de uma empresa para coletar informações), declarou a empresa.
Os ataques são as últimas invasões pela web direcionadas contra empresas do Ocidente e acontecem um ano depois de o Google e várias outras empresas serem alvos de crackers chineses.
Tanto a antiga tentativa de invasão quanto esta mais nova, do Gmail, foram negadas pelo governo chinês.
O incidente anterior provocou um debate sobre a censura e o rígido controle da internet no país asiático. O Google, por fim, removeu suas operações da China, apesar da grande oportunidade de mercado que ela representa.

http://info.abril.com.br/noticias/internet/chineses-acusam-eua-de-iniciar-guerra-na-web-05062011-0.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário