quarta-feira, 15 de junho de 2011

Risco Brasil é menor que o dos EUA, diz Mantega

Ministro da Fazenda diz que a notícia, antecipada pelo iG, mostra "a solidez da economia brasileira"

AE | 15/06/2011 12:30

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que, pela primeira vez na história, o risco do Brasil é menor que o dos Estados Unidos. A informação foi antecipada pelo colunista do iG, Guilherme Barros.
Em entrevista no Palácio do Planalto, Mantega disse que a notícia mostra "a solidez da economia brasileira e a confiança que temos do mercado".
Mantega citou o risco medido pelo swap de default de crédito (CDS, na sigla em inglês), que representa o custo de proteção contra o não pagamento da dívida pública. Segundo ele, "quem tem medo do não cumprimento de pagamentos, faz um seguro".
Ontem, o CDS do Brasil recuou a 42 pontos base no prazo de um ano, ante o custo de 49 pontos base para proteção da dívida dos EUA em um prazo equivalente. Mantega disse que o governo está "muito feliz" com essa classificação sobre o custo para garantir proteção contra eventual calote da dívida brasileira.

Pela primeira vez na história, risco Brasil é menor que risco EUA

Compartilhe: Twitter
Pela primeira vez na história, os investidores enxergam mais risco de calote dos Estados Unidos que do Brasil.
O Credit Default Swap (CDS) de um ano – instrumento de proteção contra o risco de um devedor não cumprir suas obrigações – do Brasil tem sido negociado abaixo do norte-americano.
“Ainda que circunstancial, trata-se de algo inédito na história ou mesmo um fato impensável que pudesse ocorrer em algum momento”, diz o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros.
No dia de ontem, o CDS do Brasil estava em 41,2 pontos-base, enquanto o norte-americano estava em 49,7 pontos.
“As dificuldades enfrentadas pela economia americana e as tensões no Congresso americano em relação ao teto para o endividamento que será atingido em julho geram incertezas nos mercados”, completou Octavio de Barros.

 

Dilma está satisfeita com risco menor do Brasil, diz Mantega

Nos EUA, o presidente Obama e membros republicanos do Congresso estão envolvidos numa disputa sobre o limite da dívida pública

AE | 15/06/2011 13:33

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que a presidenta Dilma Rousseff ficou "muito satisfeita" com o fato de o Brasil ter um risco menor que o dos Estados Unidos. "Isso mostra que estamos no caminho certo, que a política econômica está correta, o Brasil está se solidificando e temos respeito do restante do mundo", afirmou Mantega, em entrevista concedida em Brasília.
Ontem, o custo de proteção para um eventual descumprimento pelo Brasil de suas obrigações de dívida no curto prazo ficou abaixo do registrado pelos EUA pela primeira vez. O swap de default de crédito (CDS, na sigla em inglês) - um instrumento que mede o risco de não pagamento das obrigações financeiras - do Brasil caiu para 42 pontos base no prazo de um ano, ante o custo de 49 pontos base para a proteção da dívida dos EUA em um prazo equivalente. No prazo de cinco anos, o custo de proteção da dívida do Brasil ainda é muito mais caro. O CDS estava ontem em 108 pontos, ante os 38 pontos dos EUA.
Nos EUA, o presidente Barack Obama e membros republicanos do Congresso estão envolvidos numa disputa acalorada sobre o limite da dívida pública, com o Partido Republicano exigindo cortes profundos em troca de qualquer acordo para elevar o limite de gastos. O governo dos EUA está se aproximando perigosamente da data de 2 de agosto, quando deverá aumentar o limite da dívida para poder tomar emprestado o dinheiro que precisa para pagar suas contas.

http://economia.ig.com.br/dilma+esta+satisfeita+com+risco+menor+do+brasil+diz+mantega/n1597030369638.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário