quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os jovens gênios brasileiros

Da Galileu, por email
Em edição de aniversário, Galileu elege os 10 Jovens Gênios brasileiros de 2011
O cartunista da Folha de S. Paulo, João Montanaro (15), a estudante que criou método de ensino de matemática para jovens, Tamara Gendakien (19), e o inventor do aplicativo Instangran, Mike Krieger, fazem parte da lista de eleitos pela publicação
Para comemorar o aniversário de 20 anos, a revista Galileu – Editora Globo – elegeu 10 jovens, de até 25 anos, que se destacaram em diversas áreas de atuação como educação, tecnologia, musica e bioquímica. Para produzir a terceira edição da lista Gênios Galileu, a redação levou em consideração o impacto das invenções e idéias produzidas pelas jovens mentes.
A menina Tamara Gedankien, de 19 anos, conseguiu dar um jeito de tornar matemática uma disciplina interessante para crianças e pré-adolescentes. A estudante criou metodologia de ensino que incorpora elementos da cultura dos alunos para aproximar e dar sentido ao conteúdo passado em sala. A ação deu a Tamara o primeiro lugar em uma das principais competições internacionais pré-universitárias, além de ganhar uma bolsa para o renomado Instituto de Tecnologia de Ilinois.
Outro caso é o do estudante de engenharia de produção Cleiton Spaniol, de 22 anos. Ele ganhou o prêmio Oderbrecht para o Desenvolvimento Sustentável graças a um sistema que faz com que a água só saia do chuveiro quando estiver quente, evitando desperdícios. A idéia surgiu de uma simples conversa com seu professor durante a faculdade.
João Montanaro, o cartunista de 15 anos que provocou polêmica ao publicar na Folha de S. Paulo charge com onda gigante logo após o Tsunami ter devastado a região norte do Japão também está na lista. Assim como o "Mark Zuckerberg brasileiro", Mike Krieger, que inovou ao criar o aplicativo Instangran, que permite a donos de celulares Apple postarem fotografias com estética retrô imediatamente após terem sido tiradas.
Aniversário
Esta edição de Galileu, que chega às bancas no dia 22/7, é comemorativa dos 20 anos da revista, que ao longo desse período passou por uma série de transformações gráficas e editoriais. O atual projeto pretende proporcionar uma reflexão a respeito de como ciência e tecnologia interferem no cotidiano das pessoas. Para marcar o aniversário de duas décadas, uma reportagem especial faz breve retrospectiva cronológica da publicação, com ênfase nos principais pontos a ser relembrados.

Lista dos gênios e invenções
Mike Krieger (25) – criador do aplicativo de imagens Instangran
Alejandro Scaffa (19) – técnica inovadora para a área de biocombustíveis
Cleiton (22) – sistema útil para evitar desperdício de água
Tamara Gedankien (19) – metodologia inovadora para o ensino de matemática
Guilherme Jacinto (26) – criador de personagens de animações da Pixar
Rogério Silva (16) – central de energia com garrafas PET usando força do mar
João Montanaro (15) – cartunista político da Folha de S. Paulo
Diogo Machado (19) – servidor que permite compartilhamento de conteúdo educativo
Lucas Mello (24) – aplicativos na área de educação e mobilidade urbano
Leo Fressato (24) – compositor do sucesso "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade


http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-jovens-genios-brasileiros#more


Nenhum comentário:

Postar um comentário