quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Brasil poderá ter em 2020 helicóptero de projeto nacional


 
RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO
31/08/2011 - 08h29 

Em 2020 o Brasil poderá ter o primeiro helicóptero de projeto nacional. Esse é o objetivo da única fabricante desse tipo de aeronave na América Latina, a Helibras, segundo declarou ontem o presidente, Eduardo Marson Ferreira.
Ainda é cedo para ter ideia de que tipo de helicóptero seria, leve, médio ou pesado.
"Estamos em fase de auscultar o mercado", disse Marson ontem em palestra no 6º Seminário Livro Branco de Defesa Nacional, em São Paulo, cujo tema foi a indústria de material de defesa.
A ousadia do projeto se justifica pela atual expansão da empresa, graças a uma grande compra recente pelas forças armadas.
O contrato assinado em 2008, de 1,89 bilhão de euros, prevê a montagem no país de 50 helicópteros de médio porte EC725 Super Cougar, de projeto da europeia Eurocopter e com peso máximo de decolagem de 11 toneladas.
Cada força --Exército, Marinha e Força Aérea-- receberá 16 EC725 para uso militar, e dois servirão ao Grupo de Transporte Especial da FAB para uso de autoridades.
A produção desse helicóptero no país fará a Helibras passar dos 564 funcionários atuais para cerca de mil em 2015. A fábrica da empresa em Itajubá (MG) está sendo ampliada, de 13 mil metros quadrados em mais 11 mil metros quadrados.
"Cada emprego na Helibras gera cinco empregos indiretos", diz Marson. A expansão, por outro lado, fez os aluguéis dobrarem de valor na cidade mineira.
É a maior expansão da empresa em seus 33 anos de atividade e que permitirá, segundo Marson, dar o salto tecnológico e projetar e produzir um modelo próprio. "O objetivo é obter inovação e transferência de tecnologia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário