quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Renault vai aumentar fábrica no Paraná. 28/09/2011

A Renault irá investir R$ 1,5 bilhão para aumentar a produção de sua fábrica no Paraná e implantar um centro de desenvolvimento de tecnologia no local. A informação é do governo do Estado.
A montadora francesa pretende ampliar sua participação no mercado brasileiro de automóveis --dos atuais 5% para 8% até 2013.


Com o investimento, a produção anual de veículos na fábrica paranaense, que é a única da Renault no país, pularia de 220 mil automóveis para cerca de 300 mil por ano.
Além do aumento na produção, haverá a criação de um centro tecnológico para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
O anúncio oficial deve ser feito na semana que vem pela montadora. A Renault, por enquanto, não comenta o assunto.
De acordo com o secretário estadual da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, o acordo foi acertado em troca da concessão de incentivos fiscais pelo governo estadual. Está prevista a prorrogação do prazo de recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
A previsão é que a ampliação da fábrica seja iniciada ainda neste ano e crie cerca de 2.000 empregos.
Atualmente, a fábrica da montadora, que fica em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), emprega cerca de 6.000 pessoas.
CONCORRÊNCIA
Segundo a Renault, disputavam o investimento outros Estados e até mesmo países, especialmente Argentina e México.
Não se sabe se a opção pelo Paraná está relacionada ao aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados, anunciado pelo governo federal há duas semanas.
Fato é que, por enquanto, os automóveis vindos da Argentina e do México não foram afetados pela medida, já que o Brasil tem acordos comerciais com esses países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário