sábado, 24 de setembro de 2011

Satélite da Nasa se desintegra sobre o Pacífico 24/09/2011


DA BBC BRASIL
Nasa afirma que o satélite UARS se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre sobre o Pacífico no início deste sábado. Do tamanho de um ônibus e pesando seis toneladas, esse é o maior satélite a retornar para a Terra sem controle em 30 anos.
A Nasa, no entanto, considerou que as chances de perigo eram remotas já que a maior parte do satélite queimaria e se desintegraria antes de chagar ao planeta. Estimativas indicam que cerca de 500 kg de material do setélite poderiam chegar até ao solo.
"Você tem que ter em mente que as peças são muito pequenas, embora o satélite tenha o tamanho de um ônibus", disse o porta-voz da Nasa, Stephen Cole, à BBC.
Segundo nota da agência espacial americana, "O satélite entrou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico.O horário preciso da entrada e a localização não são ainda conhecidos".
"A maioria delas é incinerada ao entrar na atmosfera e sobram apenas algumas dezenas delas", completou.
Calculava-se que os pedaços do UARS poderiam cair em qualquer lugar entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área densamente povoada.
O UARS foi enviado ao espaço em 1991 com o Discovery em uma missão para estudar a atmosfera terrestre. Ele contribuiu para a compreensão de temas como a composição química da camada de ozônio e o efeito resfriador que os vulcões exercem sobre o clima global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário