domingo, 23 de outubro de 2011

Boca de urna: Cristina terá reeleição histórica na Argentina 23/10/2011

Impulsionada pela forte recuperação da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, 58, deverá ser reeleita neste domingo (23) no primeiro turno com a chance de se tornar um dos presidentes mais bem votados da história do país, ao lado de nomes como Juan Perón. Ela conta com 55 por cento dos votos ou quase 40 pontos percentuais à frente do principal concorrente, pontuação considerada histórica nas eleições argentinas. Os dados são de uma pesquisa de boca de urna custeada pelo governo.


Os dados são de fontes com acesso a uma pesquisa de boca de urna custeada pelo governo.
O competidor mais próximo de Fernandez era o socialista Hermes Binner, com 14 por cento dos votos, mostrou a pesquisa várias horas antes de as urnas fecharem.

Fernandez, conhecida por sua política econômica intervencionista e estilo combativo, precisa obter 45 por cento dos votos para vencer no primeiro turno. Ela também pode evitar um segundo turno com 40 por cento dos votos se tiver uma vantagem de 10 pontos sobre o segundo colocado.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, declarou que se sente "orgulhosa" e "emocionada" com as eleições locais, após depositar seu voto na cidade de Rio Gallegos, na província de Santa Cruz. Afirmou que o pleito de hoje é o resultado de "um processo institucional e político que começou com as primárias" de 14 de agosto. Cristina Kirchner é considerada a "candidata sem adversário"

Única representante do projeto político iniciado por seu marido, Néstor Kirchner (1950-2010), em 2003, e fiel ao legado do ex-presidente, Cristina encontrou um caminho tranquilo para a reeleição com uma oposição fragmentada.

Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário