quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brasil gera 209 mil empregos formais em setembro 18/10/2011

Apesar da desaceleração da economia brasileira, o mercado de trabalho mantém um desempenho positivo, a julgar pelas informações divulgadas nesta terça-feira (18) pelo governo. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registra a geração de 209 mil postos de trabalho com carteira assinada em setembro.


O resultado é 8,8% superior aos 190,4 mil registrados em agosto, embora 15,3% inferior a setembro de 2010. No ano, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, há um saldo de 2 milhões de novos empregos formais. Entre janeiro e setembro do ano passado, o resultado foi bem superior -- saldo de 2,5 milhões.

Os dois resultados são comparáveis, uma vez que representam a série ajustada do Ministério do Trabalho, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. O resultado acumulado entre janeiro e setembro deste ano foi inferior apenas aos verificados nos anos de 2010 e 2008, quando a economia brasileira cresceu forte -- avanço de 7,5% e 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB), respectivamente. Observados de uma perspectiva histórica mais ampla, o comportamento do mercado de trabalho é ainda promissor sob o governo Dilma, mas também não restam dúvidas de que já está sendo afetado negativamente pela crise mundial do capitalismo.

Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário