sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Agência Standard&Poor´s rebaixa classificação de risco da Bélgica 25/11/2011

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A agência Standard & Poor´s rebaixou nesta sexta-feira a nota de risco de crédito atribuída à Bélgica, de "AA+" para "AA", ainda mantendo o país na categoria "grau de investimento", reservada para os países com baixo risco de calote.
A "nota de risco" é vinculada aos títulos soberanos em moeda estrangeira e de longo prazo emitidos por esse país. A agência justifica o rebaixamento devido à chance de que o país volte a usar dinheiro público para resgatar os bancos do país.
A S&P teme que "as dificuldades do setor financeiro" requeiram um apoio mais significativo do governo, o que teria impacto sobre a dívida pública em um contexto de "incerteza política" que pesa sobre o país.
A Bélgica tem uma elevada dívida pública (355 bilhões de euros, conforme dados de outubro), que representam 97% do PIB, uma relação de solvência financeira pior do que a Alemanha (86%) mas abaixo da Itália (121%).
O deficit público, no entanto, caiu de 5,8% do PIB em 2009 para 4,1% no ano passado, e deve encerrar 2011 na marca de 3,6%, conforme as últimas projeções oficiais.
Mas o país também está imerso em uma crise política. Os principais partidos belgas têm tentado, sem sucesso, formar um governo na Bélgica desde as eleições de 13 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário