domingo, 27 de novembro de 2011

A intervenção imperialista na Síria 27/11/2011


por KKE
Médio Oriente. O KKE denuncia a escalada da intervenção imperialista na Síria, a qual tal como na Líbia é promovida sob o pretexto de "democracia" e "liberdade". Nesta intervenção imperialista podemos ver que aqueles que invocam a "democracia" e a "liberdade" ultrapassaram todas as fronteiras da hipocrisia e do cinismo: as monarquias anti-povo do Golfo, a Turquia, a qual com o seu exército ocupa a metade Chipre, a UE, onde em muitos dos seus estados membros os PCs são proibidos, os EUA, que deram a luz ou apoiaram Juntas em numerosas partes do planeta.

A Turquia, Arábia Saudita e Jordânia, juntamente com os EUA e a UE, desempenham um papel especialmente reaccionário. Não se pode excluir que através destes países se verifique uma intervenção militar contra a Síria.

Os objectivos destas potências não são os direitos democráticos e populares na Síria, como afirmam. O seu objectivo é o controle das matérias-primas da região, as rotas de transporte de energia e mercadorias, a partilha do mercado, o enfraquecimento da influência económica e política que outras potências rivais têm na região, tais como a Rússia e a China.

Assim, uma intervenção militar imperialista na Síria provocará destruição material e humana significativa neste país e além disso privará o povo palestino de um aliado estável na sua luta, um aliado dos movimentos anti-imperialistas na região, e abrirá o caminho para o assalto imperialista ao Irão, tendo como pretexto o seu programa nuclear.

O governo grego (PASOK-ND-LAOS) tem graves responsabilidades, bem como os governos dos outros países da NATO e da UE, os quais de um modo ou de outro estão envolvidos em planos imperialistas contra a Síria e o Irão.

As forças oportunistas também têm graves responsabilidades, pois em nome da "esquerda" ou apoiam directamente a intervenção imperialista na Síria, sob o pretexto de direitos democráticos, ou neste momento crucial mantêm uma posição de "equidistância" e pretendem que não podem ver a intervenção imperialista e os planos anti-povo, os quais estão nisto incluídos.

O KKE exprime a sua solidariedade com o povo e os comunistas da Síria e reconhece que só o povo da Síria tem o direito de determinar o futuro do seu país, sem sugestões e intervenções estrangeiras.

Ele apela ao governo grego aqui e agora para cessar toda cooperação militar com Israel. Não proporcionar o terreno, os portos e o espaço aéreo da Grécia para o assalto imperialista contra a Síria e o Irão, o qual levará o povo da Grécia e os outros povos da nossa região a aventuras perigosas.

O Gabinete de Imprensa do CC do KKE, 21/Novembro/2011
O original encontra-se em http://inter.kke.gr/News/news2011/2011-11-22-syria

Esta declaração encontra-se em http://resistir.info/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário