quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jornal português aponta “avalanche” de lusitanos no Brasil 29/12/2011


Da Redação
O jornal Público, de Portugal, publicou nesta quinta-feira (29) uma reportagem sobre o crescimento da imigração de portugueses rumo ao Brasil. O título da matéria fala em “avalanche” de lusitanos rumo à ex-colônia. Segundo o jornal, apenas no primeiro semestre de 2011, mais de 52 mil portugueses pediram residência no Brasil. A reportagem aponta que a maioria dos imigrantes são “arquitetos, engenheiros e gestores” e afirma que também cresce o número de trabalhadores ilegais.
Os portugueses queixam-se da burocracia para conseguir visto de trabalho. O Público reconhece que a demora das autoridades brasileiras se deve pela reciprocidade com medidas adotadas por Portugal que dificultam a vida dos brasileiros por lá. A Embaixada de Portugal calcula em 300 a 400 mil portugueses já residindo no Brasil, número que deve crescer rapidamente.
Um dos casos retratados pela reportagem ilustra bem que o fluxo migratório mudou de direção. A portuguesa Cátia Almeida conheceu o marido, brasileiro, em 1998, em Portugal. Ele migrara para lá em busca de melhores oportunidades. Em 2010, a família decidiu que o Brasil abriria mais oportunidades. “Eu trabalhava como recepcionista num hotel em Albufeira, o meu marido era bombeiro profissional. Estávamos a viver para pagar as contas e já não dava, com duas filhas, a casa, água, luz, telefone. Numa dessas noites de insônia a gente resolveu: vamos embora”, contou Cátia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário