terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PAC 1 e 2 compreendem 900 projetos no estado de SP 26/10/2011





Ampliar
PAC 1 e 2 compreendem 900 projetos no estado de SP

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) participou, na manhã de segunda-feira (24/10), da apresentação, pelo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, dos programas e investimentos da instituição no estado de São Paulo. O evento é parte do Ciclo de Debates, promovido pelas Comissões de Atividades Econômicas e de Infraestrutura, com o apoio da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Recebido pela Bancada de deputados estaduais do PT, prefeitos petistas e lideranças de movimentos de moradia no Estado, Hereda abriu os trabalhos com a apresentação de investimentos realizados pelos projetos como Minha Casa, Minha Vida e outros efetuados por meio dos projetos PAC I e PAC II, com investimentos em infraestrutura e saneamento. Segundo ele, R$ 11,3 bilhões foram investidos no estado através do Minha Casa Minha Vida 2, tendo sido entregues 65 mil, das 181 mil unidades habitacionais contratadas. Entre PAC 1 e 2, Hereda explicou que contam com 900 projetos no estado de São Paulo, envolvendo a contratação de cerca de R$15,2 bilhões. Somente no PAC 1 foram 473 projetos na área de habitação, 301 na área de saneamento e dois na área de infraestrutura. (Veja aqui a íntegra da apresentação)



O líder da Bancada, deputado Enio Tatto, destacou as diferenças de concepção de governo entre o PT e o PSDB. Enquanto os governos dos tucanos aqui em São Paulo venderam as instituições de fomento, como o Banespa e a Nossa Caixa, o governo federal colocou os bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil a serviço da economia do país e da população brasileira. "Nós já tivemos muitos avanços. Agora é necessário reduzir a burocracia e dar maior agilidade para firmar parcerias com os projetos das prefeituras e também com os movimentos sociais", defendeu o líder petista.

Hereda explicou que há um decreto na mesa da Presidenta Dilma Roussef cujo conteúdo prevê a diminuição da burocracia dos processos para convênios e repasses. Aceitou a proposta dos movimentos sociais para a realização de oficinas de treinamento para a elaboração de projetos. Citou ainda que em novembro serão criadas seis novas superintendências e 12 novas GDRU's, o que representará a contratação de mais 1,4 mil profissionais operacionais, além dos atuais três mil. "A recém instituição de uma ouvidoria tem como uma das suas metas mapear em todo o Brasil os problemas de atendimentos às prefeituras e a sociedade civil organizada e o cidadão", disse.

Investimentos X Direitos Humanos
O prefeito de Itirapina, Omar de Oliveira Leite, denunciou que apresetna há anos pedidos para o governo de São Paulo de construção de 50 moradias para população que hoje está em área de risco e fez um apelo ao presidente Jorge Hereda, no sentido de ter seu pleito contemplado. "O dirigente da CDHU até me atende bem, mas ainda não consegui levar nenhuma casinha, mas recebemos duas unidades prisionais com 350 detentos", lamentou.

A remoção de moradores de áreas próximas das obras do Rodoanel e dos estádios dos jogos da Copa do Mundo foi denunciada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Adriano Diogo. Há uma ação de higienização e exclusão dos pobres na cidade de São Paulo.

Representantes de movimentos sociais cobraram medidas para dar celeridade aos processos da Caixa Econômica Federal e reivindicaram um contato direto com a direção do Banco na mediação dos projetos e parcerias.

Hereda concluiu as discussões colocando que a instituição está aberta para o diálogo com a sociedade e que o combate à burocracia é uma tarefa permanente. Quanto aos problemas de remoções das populações em São Paulo, em obras que recebem financiamento do governo federal, destacou que é uma questão que já foi levado aos representantes do governo e está na pauta das questões que o governo federal deve tratar brevemente com os Estados.;

Com informações da Assessoria de Imprensa da Bancada do PT


 http://www.hamiltonpereira.org.br/noticias/pac-1-e-2-compreendem-900-projetos-no-estado-de-sp/20111026095404_O_507

Nenhum comentário:

Postar um comentário