terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Contra SOPA, versão em inglês da Wikipedia sairá do ar por 24 horas 17/01/2012


Logo da versão inglesa da Wikipedia anunciando estar fechado nas próximas 24h.
Da Redação
A versão em inglês da enciclopédia virtual Wikipedia irá ficar fora de serviço durante as 24 horas desta quinta-feira (18) em protesto contra a lei antipirataria SOPA (Stop Online Piracy Act), baseada na proposta PROTECT IP Act (PIPA), e que é debatido no Congresso dos Estados Unidos.
“A comunidade da Wikipedia decidiu submeter a sua versão em inglês a um blecaute durante 24 horas, em protesto por propostas de legislação dos Estados Unidos”, informou nesta segunda-feira (16) a Wikimedia Foundation, que dirige a comunicação da companhia.


Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, anunciou em seu perfil no Twitter que as páginas em inglês do site ficarão fora do ar nesta quarta-feira em protesto protestar contra os controversos projetos de lei.
“Aviso aos estudantes! Faça sua lição de casa com antecedência. A Wikipedia irá protestar contra uma lei ruim na quarta-feira! #sopa”, escreveu Wales na tarde desta segunda-feira.
Ainda na rede social, o fundador da Wikipedia anunciou que, em vez dos artigos em inglês, a Wikipedia provavelmente exibirá uma carta à comunidade, incentivando as pessoas a ligar e escrever ao Congresso americano. O protesto começará às 3 horas da manhã no horário de brasília.
Na página em inglês da enciclopédia virtual é possível encontrar o seguinte recado: "Aviso: Em menos de 16 horas, a versão em Inglês da Wikipedia será desligada de todo o mundo para protestar contra a SOPA e a PIPA".

Se for aprovado, o projeto de lei e sua versão no Senado “prejudicarão a internet livre e aberta e proporcionarão novas ferramentas para a censura de sites internacionais dentro dos EUA”, acrescentou.
A Wikipedia faz parte da plataforma Netcoalition.com, na qual se uniu a empresas como Google, Yahoo!, Facebook, Foursquare, Twitter, Amazon, Mozilla, AOL, eBay, PayPal, LinkedIn, OpenDNS e Zynga para tentar barrar a iniciativa legislativa.
Google e Facebook também deixaram aberta a possibilidade de declarar um blecaute de seus serviços, mas nenhum deles confirmou isso até agora.
O SOPA, cuja data limite de aprovação é o próximo dia 24, permitiria ao Departamento de Justiça americana investigar, perseguir e desligar qualquer particular ou empresa que possa ser acusada de publicar material com direitos de propriedade intelectual dentro e fora do país.
A Casa Branca também não vê os projetos de lei com bons olhos e declarou no sábado que, apesar de reconhecer a necessidade de leis para combater pirataria on-line, teme projetos que poderão levar à censura, causar problemas de segurança de rede e criar entraves à inovação.
Desde 1998, a lei que combate a pirataria nos Estados Unidos é denominada Digital Millenium Copyright Act, que obrigava a retirada do material ilegal dos sites que faziam uso do mesmo, mas não tinha competência sobre o que fosse publicado a partir de outros países.
Com informações da Agência Efe e da Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário