segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Relações com Irã seguem 'normais', diz chanceler brasileiro 23/01/2012

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) disse nesta segunda-feira que vê normalidade na relação do Brasil com o Irã, tanto política quanto comercialmente.
O chanceler brasileiro evitou comentar a declaração de Ali Akbar Javanfekr, porta-voz pessoal do presidente Mahmoud Ahmadinejad e chefe da agência de notícias estatal Irna afirmando que a diplomacia do governo Dilma Rousseff destruiu anos de boas relações com país.

Segundo Patriota, o governo brasileiro tem mantido contatos recentes com o representante do Irã e não há sinais de estremecimento.
"Eu tenho tido contatos normais com os iranianos. Na assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas) foi o chanceler iraniano que pediu para me ver. Ele me telefonou no dia 7 de setembro para desejar felicidades. Na reunião ministerial da OMC [Organização Mundial do Comércio] recebi autoridades iranianas e identifiquei interesse numa boa relação comercial e política", afirmou após cerimônia no Palácio do Planalto.
A Folha apurou, no entanto, que a fala do porta-voz surpreendeu o governo brasileiro que não identifica abalo nas relações entre os dois países nem mudanças significativas entre o tratamento na era Luiz Inácio Lula da Silva e a atual gestão.
BARREIRAS IRANIANAS
Questionado se produtos brasileiros estão enfrentando barreiras iranianas, o ministro não quis responder.
A União Brasileira de Avicultura afirma que as vendas de frango para o Irã, em alta até outubro, passaram a ser vetadas sem justificativa.
Já a multinacional brasileira JBS relata ter tido milhares de toneladas de carne bovina retidas por três semanas num porto iraniano.
Ele comentou ainda que chamou Ahmadinejad para a Rio+20, mas não assegurou a presença dele na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, sediada no Brasil.
Recentemente, o presidente iraniano fez um giro por países da América Latina e deixou o Brasil de fora do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário