quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dezenas de milhares participam de marcha eleitoral pró-Putin 23/02/2012

Putin: "A grande história é escrita com sangue e suor" | Foto: World Economic Forum


Milhares de pessoas marcharam nesta quinta-feira (23) no centro de Moscou em uma manifestação a favor do candidato governista à Presidência russa, Vladimir Putin, por ocasião do Dia do Defensor da Pátria. O primeiro-ministro russo é o grande favorito à vitória nas eleições de 4 de março, segundo informam as agências russas de notícias.
Putin  afirmou diante de 130.000 pessoas em Moscou que não permitirá que ninguém interfira nos assuntos do país e chamou seus partidários de “defensores da pátria”. ”Hoje, somos os defensores da pátria”, afirmou para a multidão que lotou o estádio Lujniki.
“Não permitiremos que ninguém interfira em nossos assuntos internos”, completou. “A batalha pela Rússia continua, a vitória será nossa”, acrescentou Putin no breve discurso, no qual agradeceu o apoio de milhares de simpatizantes. “A grande história é escrita com sangue e suor”, concluiu.
O evento é considerado, 10 dias antes da votação, a resposta às grandes manifestações organizadas regularmente pela oposição na capital russa desde as polêmicas eleições legislativas de dezembro, vencidas pelo partido do chefe de Governo, Rússia Unida. Em várias ocasiões, o governo russo acusou os organizadores das passeatas da oposição de trabalhar para os ocidentais, reiterando que a eleição de Putin é a única garantia de estabilidade para o país.
"É preciso desenvolver as instituições democráticas", disse o premiê | Foto: World Economic Forum
No entanto, a imprensa voltou a denunciar que funcionários públicos e de empresas estatais foram obrigados a comparecer ao comício sob ameaça de represália ou demissão por parte de seus superiores.
Reformas políticas e fortalecimento de instituições
Putin declarou na quarta-feira (22) que a democracia não pode ser exportada a outros países, mas defendeu a continuação das reformas políticas para evitar que ocorra na Rússia uma revolução como a registrada na Líbia, Tunísia e Egito. “Para que aqui não ocorra nada parecido, é preciso desenvolver as instituições democráticas para que o povo se sinta partícipe dos processos políticos”, disse.
Segundo a última pesquisa do Centro de Estudos da Opinião Pública, Putin deve ganhar as eleições no primeiro turno com 58,6% dos votos.
A oposição não parlamentar advertiu que, se nas eleições presidenciais ocorrer mais uma vez suspeitas de fraude como as observadas nas legislativas de dezembro passado, será lançada uma campanha de desobediência civil com protestos indefinidos.
Com informações da Efe e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário