quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

GM e PSA Peugeot Citroën criam aliança estratégica global 29/02/2012

Norte-americana vai ficar com participação de 7% no grupo francês; montadoras esperam obter sinergias de R$ 3,4 bilhões por ano

iG São Paulo


Foto: Divulgação Ampliar
Dan Akerson (esq), da General Motors, e Philippe Varin, da PSA, anunciam aliança estratégica
A General Motors e a PSA Peugeot Citroën anunciaram nesta quarta-feira a criação de uma aliança estratégica global, com foco na fabricação de veículos e em compras conjuntas. O primeiro carro produzido em parceria pela montadora norte-americana e francesa deverá ser lançado em 2016.
O acordo prevê uma operação de aumento de capital da PSA Peugeot Citroën de aproximadamente 1 bilhão de euros (R$ 2,3 bilhões), por meio da emissão de ações preferenciais. A operação integra investimento feito pela família Peugeot, maior acionista da PSA, com 30% das ações do grupo.
Já a General Motors vai adquirir uma participação de 7% no capital do grupo e se tornar o segundo maior acionista da PSA. A entrada da GM, no entanto, não terá efeito sobre a governança da montadora francesa, afirmam as empresas em comunicado.
A aliança terá como pilar o compartilhamento de plataformas de veículos, componentes e módulos. Além disso, também está prevista a criação de uma joint venture de compras de produtos e serviços para atuar em escala global, com volume de compras de cerca de US$ 125 bilhões por ano.
As companhias esperam que a aliança resulte, nos próximos cinco anos, em sinergias de aproximadamente US$ 2 bilhões por ano (R$ 3,4 bilhões). A comercialização dos veículos de cada montadora, no entanto, continuará a ocorrer de forma independente.
"Essa parceria constitui uma formidável oportunidade para as duas companhias", diz em nota Dan Akerson, CEO da General Motors. "As sinergias criadas pela aliança, que complementam os planos de cada parceiro, contribuirão para garantir à General Motors uma rentabilidade duradoura e sustentável na Europa".
Ambas companhias tem perdido bastante na Europa nos últimos anos e pretendem reverter a situação com acordo. As operações europeias da GM perderam US$ 747 milhões no ano passado, enquanto a divisão principal da Peugeot ficou 497 milhões de euros negativa na segunda metade do ano.


(Com Reuters e agências)

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