quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Zé Povinho: Quem ganha e quem perde com o Funpresp 29/02/2012

por Zé Povinho, em comentário
 http://www.viomundo.com.br/denuncias/ze-povinho-quem-ganha-e-quem-perde-com-o-funpresp.html



A previdência nunca foi deficitária. Em primeiro lugar, o governo retira 20% das verbas destinadas pela CF88 [Constituição Federal de 1988] à area social, por meio da DRU [Desvinculação de Receita da União], e faz com esse dinheiro o que quiser. Isso aí já é um dos motivos para o chamado “rombo da previdência”, que nada mais é do que dinheiro desviado da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência Social) para fazer superávit primário com o dinheiro dos trabalhadores.
Os ricos, como sabemos, pagam muito menos impostos do que os trabalhadores e (por meio do famigerado planejamento tributário ou da mais deslavada sonegação) vivem muito bem, obrigado, sem precisar de aposentadoria pública porque vivem de rendas emprestando ao governo cafetão do povo brasileiro.
Márcio H. Silva acrescentou:
Caro Zé Povinho, o estudo do Deputado PAIM [Na verdade senador Paulo Paim, PT do Rio Grande do Sul] mostra que o RGPS [Regime Geral de Previdência Social] é superavitário e o RPPS [Regime Próprio de Previdência Social] e Militar são deficitários. Dilma na campanha afirmou isto. E eu do RGPS me aposentei com pouco menos de 5 mínimos e no entanto paguei a vida toda ao INSS pelo teto. Levei duas porradas, a primeira é o salário de referência que é média dos últimos 60 meses, e depois entrou o fator [previdenciário] que comeu mais um pouco os meus proventos. Enfim me aposentei com 0,79 do teto de REFERENCIA (que não é o mínimo, é média), enquanto os funcionários públicos e militares se aposentam integral. Você acha isso justo?
Zé Povinho respondeu:
Você foi vítima do fator previdenciário, Márcio. O problema com o Funpresp [Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais] é retirar a responsabilidade do Estado em remunerar os servidores de forma digna. Se você for contribuir com uma previdência complementar, além de contribuir para o RGPS, que vida vai levar? Além de contribuir para dois regimes (o geral e o complementar, para teoricamente se aposentar com um provento integral), a Receita ainda vai garfar 27,5% do seu salário se vc receber mais do que 3 mil e 800 e poucos reais. Vai sobrar dinheiro para quê? Vamos trabalhar para dar dinheiro aos rentistas e para um fundo de previdência privada que vai ser gerido por bancos que ganharão horrores especulando com nosso dinheiro?
O Funpresp é uma forma de detonar o Regime Geral de Previdência Social. Desde que a CF88 foi promulgada, pode reparar, que a ordem social que está nela vem sendo destruída por emendas constitucionais de caráter neoliberal. E o neoliberalismo, sabemos agora, foi destruído pelo livro “O universo neoliberal em desencanto”, onde 3 brasileiros acabaram com essa história de que existem preços de equilíbrio em mercados abertos. É essa teoria que o mercado se apóia para dizer que existem juros de equilíbrio que impedem que haja inflação com o crescimento do PIB. É essa teoria furada que é usada para aumentar a taxa SELIC, que explode a dívida pública (atrelada a ela em 1/3 do montante) e obriga o governo a desviar recursos da sociedade para alimentar os rentistas que sempre apoiam, com a imprensa-empresa, a subida dos juros para ganhar mais dinheiro.
A trabalho que acabou com o neoliberalismo está aqui: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-tres-brasileiros-que-refutaram-as-bases-do-neoliberalismo
Os bancos que mamam no dinheiro dos nossos impostos, em 2012, estão aqui: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/hp/downloads/dealers/Dealers_1Sem12.pdf
BCO BRADESCO S A
BCO BTG PACTUAL S A
BCO CITIBANK S A
BCO DO BRASIL S A/MERCADO
BCO J P MORGAN S A
BCO SANTANDER (BRASIL) S A
BCO VOTORANTIM S A
CAIXA ECONOMICA FEDERAL/MERCADO
CM CAPITAL MARKETS CCTVM LTDA
HSBC BANK BRASIL S A – BANCO MULTIPLO
ITAU UNIBANCO S A
RENASCENCA DTVM LTDA/BRAD
(Período de Avaliação: 10/02/2012 a 31/07/2012)
Pela enésima vez, o tamanho do roubo que o andar de cima promove no Tesouro Nacional:






Nenhum comentário:

Postar um comentário