terça-feira, 27 de março de 2012

A fundação BREIN age contra os piratas 27/03/2012

Por foo
Do IDG Now
Instituição anti-pirataria tenta restringir acesso ao The Pirate Bay

A fundação BREIN conseguiu tirar do ar alguns proxys de acesso ao site, mas a portal não está preocupado e ainda agradece pela “propaganda”.
A fundação anti-pirataria BREIN (Bescherming Rechten Entertainment Industrie Nederland) está tentando parar o fluxo dos sites de proxy do The Pirate Bay por meio de ordens judiciais nos Países Baixos. De acordo com o Torrent Freak, o grupo conseguiu uma ordem judicial o embargo de um dos proxys do portal e ameaça diversos outros com ações legais. Os esforços da instituição geraram alguns efeitos, mas até quando?
A ordem judicial da corte de Hague, que determinou que as provedoras de internet Ziggo e a concorrente XS4ALL bloqueassem o proxy ‘tpb.dehomies.nl‘, foi a primeira que censurou a rede mundial nos Países Baixos. Caso o proprietário do site ofereça acesso ao The Pirate Bay, ele deverá pagar um multa diária de 1.000 euros.
p>Mas em poucos dias internautas começaram a criar proxys que permitiram que os usuários continuassem a acessar o The Pirate Bay. Como esses proxys individuais não são abrangidos pela determinação judicial, o que o BREIN pôde fazer até o momento foi contatar os proprietários e solicitar que eles removessem os pontos de acesso do ar. Os portais ‘alwaysapirate.org ’ e ‘remastered.nl’ foram fechados por ordem judicial e agora exibem uma mensagem da instituição. Já os sites Depiratebay.nl e thepiratebay2.nl também foram contatos pelo BREIN, mas até o momento ainda estão funcionando.
“Esses sites deliberadamente oferecem um serviço para contornar uma decisão judicial. Se eles não a cumprirem, eles serão responsáveis pelos danos”, afirmou o diretor do BREIN, Tim Kuik, ao portal holandês Tweakers.
No momento, o BREIN está focando nos servidores e usuários na Holanda, mas o The Pirate Bay disse não estar preocupado, porque acredita que para cada proxy removido, um novo surgirá. Como mostra uma reportagem do Torrent Freak, é possível montar um novo ponto de acesso ao site com com um plugin do Wordpress, em "apenas alguns cliques".
Além de não estar preocupado, o The Pirate Bay agradece as ações do BREIN. “Obrigado pela propaganda”, declararam integrantes do grupo.
O The Pirate Bay é um site suíço*(1) que armazena links magnéticos de filmes, jogos e programas, que podem ser baixados por meio de leitores de arquivos .torrent, como o BitTorrent e o µTorrent. O portal enfrenta diversos processos de empresas detendoras de direitos autorais por compartilhar gratuitamente arquivos sem permissões. Recentemente, o site anunciou até mesmo servidores aéreos como forma de contornar as ações judiciais.


 1 Obs:O site é sueco e não suíço

Nenhum comentário:

Postar um comentário