quinta-feira, 24 de maio de 2012

Navio João Cândido será entregue nesta sexta à Transpetro 24/05/2012


Navio João Cândido será entregue nesta sexta à Transpetro Foto: Hans Von Manteuffel/Divulgação

Embarcação é a primeira das 22 encomendas do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), braço da Petrobrás, e será entregue no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, depois de quase três anos em construção



Leonardo Lucena _PE247 - Finalmente, depois de quase três anos em construção, o navio João Cândido será entregue à Transpetro, braço logístico da Petrobrás. Amanhã (25), às 10h, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo Industrial e Portuário de Suape, realizará a cerimônia de liberação da embarcação. Mesmo estando inacabado, o navio teve seu “primeiro” lançamento em maio de 2010, contando com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com, na época, previsão de entrega para agosto do mesmo ano. Após sucessivos atrasos na construção, no final de março deste ano, o petroleiro passou pelo chamado teste de mar.
O navio é a primeira das 22 encomendas de acordo com o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O petroleiro João Cândido tem 274 metros e capacidade para transportar cerca de 1 milhão de barris de petróleo. Em seu teste de mar, percorreu quase 500 km entre Maceió (AL) e Natal (RN).
Durante a construção do petroleiro, o Estaleiro Atlântico Sul passou por sucessivos prejuízos, com dificuldades técnicas e operacionais, por conta da falta de mão de obra qualificada e da superdimensão do João Cândido. Em 2011, o EAS amargou um prejuízo de R$ 1,4 bilhão, enquanto que em 2010 conseguiu um lucro de R$ 1,6 milhão. Além disso, ocorreu o fim da sociedade com a empresa sul coreana, Samsung Heavy Industries (SHI), que tinha 6% de participação do empreendimento, vendida às empreiteiras Camargo Corrêa e Queiroz Galvão.
Estarão presentes na cerimônia de entrega os presidentes da Transpetro e da Petrobrás, Sérgio Machado e Maria das Graças Foster , respectivamente, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário