sexta-feira, 25 de maio de 2012

Primeiro turno das presidenciais no Egito termina sem violências 25/05/2012

Os egípcios enfrentaram longas filas para votar antes do encerramento do primeiro turno.
Os egípcios enfrentaram longas filas para votar antes do encerramento do primeiro turno.
Reuters

RFI
O primeiro turno das eleições presidenciais no Egito chegou ao fim, depois de dois dias de votação sem violências. Mais de 50 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o sucessor de Hosni Moubarak entre doze candidatos, sendo que os principais são os islamitas e os membros do antigo regime.

O presidente da Comissão eleitoral  do Egito estimou que o índice de participação no primeiro turno chegou a 50%, lembrando que a eleição foi calma e organizada.Os resultados devem ser anunciados no dia 27 de maio. Se nenhum candidato obtiver maioria absoluta, um segundo turno será realizado em 16 e 17 de junho.
A imprensa do Egito considerou a votação" livre e histórica".
Pós-Moubarak
Depois da queda de Hosni Moubarak, há mais de um ano, o exército tomou o poder e foi acusado pelos militantes democráticos de continuar a política de repressão do antigo regime. Os poderes do futuro presidente ainda não estão definidos. A Constituição em vigor sob Moubarak foi suspensa e a redação da futura ainda não começou.
O Conselho militar se comprometeu a entregar o poder ao vencedor das eleições, no mês que vem.
Julgamento
Enquanto os egípcios votam, Moubarak, que governou durante 30 anos, está hospitalizado perto do Cairo. Julgado pela morte manifestantes durante a revolta popular, e acusado de corrupção, ele pode ser condenado à morte. A pena será anunciada no dia 2 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário