segunda-feira, 28 de maio de 2012

Quais países têm armas nucleares? 28/05/2012


Negociadores do Irã se encontraram com representantes de seis países ocidentais nesta terça-feira, em Bagdá, Iraque, para discutir o programa nuclear iraniano. Reino Unido, França, Rússia, China, Estados Unidos e Alemanha querem criar meios para se certificar de que o Irã está desenvolvendo apenas energia nuclear, e não uma bomba atômica.
Segundo a AP, as negociações não avançaram, e os países concordaram em fazer uma nova rodada de conversas no próximo mês, em Moscou, Rússia.
Aproveitando a ocasião, a rede de televisão do Catar Al Jazeera publicou um infográfico interativo sobre quem são os países que desenvolveram tecnologia atômica. Nove países possuem ogivas nucleares e outros cinco têm, em seu território, bombas nucleares americanas. No total, há cerca de 19 mil ogivas nucleares no mundo.

À esquerda, os países que usam energia nuclear, e à direita, os que têm bombas atômicas. No centro, os países que possuem tanto energia quanto ogivas nucleares.

“Apenas um por cento de todo o arsenal nuclear do mundo seria suficiente para acabar com a civilização”, diz Jonathan Granoff, presidente do Global Security Institute, organização que defende a eliminação das armas nucleares.

Já 30 países têm tecnologia para gerar energia por meio de usinas nucleares. Há hoje 435 reatores nucleares em operação no mundo, que geram cerca de 6% de toda a energia consumida. No entanto, após o acidente de da usina nuclear de Fukushima, no Japão, alguns países estão revendo seus programas nucleares. Alemanha e Suíça decidiram encerrar suas usinas, e o Japão está fazendo uma revisão de seus reatores.


Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário