terça-feira, 19 de junho de 2012

Fundador do Wikileaks pede asilo político ao Equador 19/06/2012


| Foto: Arquivo
Da Redação
Fundador do Wikileaks, o australiano Julian Assange solicitou asilo político ao Equador. A informação foi confirmada pelo chanceler do país sul-americano, Ricardo Patiño. Assange saiu da prisão domiciliar e se encontra na Embaixada do Equador em Londres. Ele enviou carta ao presidente Rafael Correa, pedindo o asilo e argumentando perseguição política.
Assange tem contra si um pedido de extradição feito pela Suécia. No país escandinavo, ele tem duas acusações de estupro e uma ordem de prisão, porque a Justiça do país deseja interrogá-lo. As acusações seriam por sexo sem preservativo. As duas mulheres dizem ter tido relações sexuais consensuais com Assange, mas que ele se negou a usar preservativo, o que na Suécia lhe rendeu acusações por “estupro, abuso sexual e coação ilegal”.
Recentemente, Assange entrevistou Rafael Correa para o programa de televisão “The World Tomorrow”, programa de entrevistas apresentado pelo fundador do Wikileaks na emissora estatal Russia Today. Em 2010, o vice-ministro das Relações Exteriores do Equador, Kintto Lucas, declarou que o país estava “aberto” a dar a Assange residência no país. Agora, o chanceler Patiño foi mais cauteloso, afirmando que o país está “estudando e analisando o pedido”.
Com informações de La Hora e Russia Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário