segunda-feira, 23 de julho de 2012

Água de nosso planeta chegou através de asteroides do sistema solar interno, diz pesquisa 23/07/2012


Um estudo usando isótopos de hidrogênio produziram evidências de que a água da Terra provém de asteroides do Sistema Solar Interno.
Antes os pesquisadores imaginavam que a água poderia ter vindo de cometas congelados do Sistema Solar Externo. O hidrogênio possui 2 versões estáveis, uma delas é o deutério. Sabemos que a água proveniente de cometas e asteroides do sistema solar exterior tem uma maior quantidade de deutério, devido ao frio extremo, em comparação com a água formada no sistema solar interior.
Essa diferença permitiu uma equipe da Carnegie Institution em Washington, EUA, liderada por Alexander Conel, comparar as proporções dos dois isótopos em fragmentos de asteroides conhecidos como condritos.
Podemos medir a proporção de isótopos de hidrogênio em gelos de cometas através de espectroscopia de infravermelho”, disse Alexander em entrevista a Wired UK.
A equipe estudou 86 meteoritos, medindo as proporções de deutério. Ficou evidente que os meteoros possuem menos isótopos de hidrogênio do que em cometas, o que ajudou a solucionar a fonte de água na Terra. “Então, excluímos os cometas como fonte de voláteis da Terra como a água, deixando no lugar os asteroides”, comentou o cientista.
A equipe também analisou isótopos de nitrogênio e encontrou resultados semelhantes. “Descobrimos que os vários tipos de condritos possuem composições isotópicas de hidrogênio e nitrogênio próximos aos encontrados no planeta Terra, sugerindo que os asteroides e tipos de meteoritos foram as fontes dominantes na formação de água na Terra”, concluiu Alexander.
Assim, parece que a Terra primitiva seca foi umedecida por asteroides do sistema solar interno girando próximos da gravidade terrestre, acumulando água ao longo do tempo. Isso é contrário às teorias anteriores que assumiam o fato de que os cometas e asteroides além da órbita de Júpiter teriam trazido água para cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário