domingo, 29 de julho de 2012

Galp investe mais 136 milhões de euros no Brasil 29/07/2012




O mercado brasileiro absorveu 72% de todo o investimento da petrolífera portuguesa no segundo trimestre deste ano. A Galp, que aumentou o seu lucro no primeiro semestre em 56,7%, vai passar a ter o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, como administrador não executivo.
 
 
 
Actividades no Brasil já geram a maior parte da produção petrolífera da Galp.
 
Lisboa - A Galp Energia, petrolífera portuguesa parceira da Petrobras, executou no segundo trimestre deste ano investimentos superiores a 136 milhões de euros no mercado brasileiro. O relatório da Galp do primeiro semestre refere em relação ao desempenho do período de abril a junho que "72% do investimento de 190 milhões de euros destinou-se às actividades de exploração e produção no Brasil".
No total do primeiro semestre a Galp dedicou 274 milhões de euros ao negócio de exploração e produção, mais 81% do que em igual período do ano passado. Esse investimento "foi predominantemente afecto às actividades de desenvolvimento no Brasil, onde o bloco BM-S-11 absorveu 116 milhões de euros no período", informa o relatório da Galp.
Globalmente, contudo, o investimento da Galp no semestre caiu 33,7%, para 391 milhões de euros, reflectindo uma queda de 79% no investimento na área de refinação, já que as obras de reconversão das refinarias da Galp em Portugal (em Sines e Matosinhos) entraram na fase de conclusão.
A aposta da Galp no Brasil já se revela nos resultados da produção petrolífera, com 52% da produção do primeiro semestre (que totalizou 17,7 mil barris equivalentes por dia) a vir do Brasil.
No primeiro semestre a Galp aumentou o lucro, em base ajustada, em 56,7%, fechando o período com um resultado líquido de 178 milhões de euros. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, também em base ajustada) cresceu 30,9%, para 481 milhões de euros.
Gabrielli entra na administração da Galp
A petrolífera portuguesa anunciou ontem a nova composição do seu conselho de administração, em função do reforço de participação da Amorim Energia, que na semana passada comprou 5% da Galp à italiana Eni. E uma das novidades é a entrada do brasileiro José Sérgio Gabrielli de Azevedo para o conselho.
O ex-presidente da Petrobras, que foi este ano substituído por Maria das Graças Foster, foi um dos principais interlocutores da Galp nos últimos anos no desenvolvimento da sua presença no Brasil, onde a petrolífera portuguesa tem múltiplos projectos em parceria com a Petrobras.
Gabrielli, que é actualmente Secretario do Planeamento do Governo do Estado da Bahia e membro não executivo do conselho de administração do Itausa, assumirá um cargo de administrador não executivo na Galp.
A presidência da Galp permanecerá com Américo Amorim, que confiou a Manuel Ferreira de Oliveira a continuação como presidente executivo (CEO) da Galp. O CEO será igualmente vice-presidente da Galp, tal como o estreante Luís Palha da Silva, que trabalhou nos últimos anos no grupo Jerónimo Martins.
Portugal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário