sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aiatolá diz que Israel será riscado do mapa e devolvido a palestinos 17/08/2012




O Estado de Israel "será apagado da geografia mundial" e seu território será "devolvido à nação palestina", afirmou o líder supremo da revolução iraniana, o aiatolá Ali Khamenei, em reunião com ex-combatentes da guerra entre Irã e Iraque, informou nesta quinta-feira a agência oficial Irna.
Nesse encontro, que aconteceu ontem, dois dias antes do Dia de Jerusalém, Khamenei disse que "os sionistas (israelenses) e seus partidários querem apagar da consciência mundial o conflito palestino, mas o mundo islâmico há de resistir a esse plano".
Para ele, a revolução iraniana, que levou à criação da República Islâmica, representa um "obstáculo histórico nos esforços das potências hegemônicas (os Estados Unidos e seus aliados ocidentais) para fazer esquecer a questão da ocupação da Palestina".
O líder iraniano acusou as potências hegemônicas de conspirar para a criação do Estado de Israel sobre o território da Palestina e assegurou que, sem essas interferências ocidentais, no Oriente Médio "as guerras e os conflitos nunca teriam ocorrido".
O Irã não reconhece a existência do Estado de Israel, ao que denomina entidade sionista, e Khamenei reiterou em diversas ocasiões que apoiará qualquer medida para fazê-lo desaparecer. Em fevereiro deste ano, Khamenei disse que Israel "é um tumor cancerígeno que deve ser extraído, o que acontecerá com a ajuda de Deus".
O criador da República Islâmica do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, instituiu em 1979 o Dia Internacional de Jerusalém, na última sexta-feira do mês sagrado do Ramadã, a fim de mostrar a solidariedade com o povo palestino e sua oposição ao controle de Jerusalém por parte de Israel.
EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário