quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A ONU tem que mudar, afirma Evo Morales 27/09/2012


O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que as mudanças a nível internacional solicitadas pelo secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, devem começar pela própria organização mundial.


"E devem conduzir para que a ONU cumpra com os acordos que ela mesma adota, como no caso da demanda reiterada durante 20 anos consecutivos para o levantamento do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba", destacou.

Em entrevista à Prensa Latina em Nova York, o presidente boliviano disse que a ONU não pode continuar sem aplicar as decisões que adota nem ser cúmplice de "um Conselho de Insegurança nem de intervencionismos e unilateralismos".

"Aqui há 99% de países que recusam o bloqueio norte-americano contra Cuba e a ONU não aplica esse acordo devido às imposições dos Estados Unidos", assegurou o chefe de Estado boliviano.

Durante o debate presidencial iniciado na última terça-feira (25) no organismo mundial, Morales perguntou-se: "Diante dessa situação, para que serve as Nações Unidas?"

"Todos os Estados membros têm os mesmos direitos e por isso têm que ser cumpridos os acordos atingidos", insistiu, ao citar o exemplo da América Latina e de resoluções adotadas mas não executadas.

Nesse sentido, mencionou os casos das Ilhas Malvinas, ocupadas pelo Reino Unido e reivindicadas pela Argentina, o direito da Bolívia a contar com uma saída ao mar e o bloqueio contra Cuba.

Bases militares na América Latina

Ele acrescentou o problema das bases militares estrangeiras em território latino-americano como outro dos assuntos que o organismo deveria considerar por constituir um exemplo de intervencionismo sob o pretexto da luta contra o narcotráfico e o terrorismo.

Sustentou que o conceito de economia verde impulsionado pela máxima direção da ONU é um disfarce do capitalismo voraz para garantir o controle absoluto dos recursos naturais do planeta.

"Está claro: os países subdesenvolvidos têm que desmatar suas florestas, enquanto os industrializados cuidam das suas e, além disso, é preciso ainda pagar-lhes para que prosperem", explicou.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário