sábado, 22 de setembro de 2012

EUA negam vistos para acompanhantes de Ahmadinejad na ONU 22/09/2012


Os Estados Unidos negaram 20 dos 160 vistos solicitados há dois meses pelo governo do Irã para a delegação que acompanha o presidente Mahmoud Ahmadinejad a Nova York para assistir à Assembleia Geral da ONU. Segundo ia agência iraniana de notícias Fars, entre as pessoas estão dois ministros e outros dois funcionários do gabinete da Presidência, além de alguns jornalistas e vários agentes de segurança.


A agência lembra que não é a primeira vez que os EUA negam vistos a membros de delegações oficiais iranianas para participar de reuniões da ONU. Os EUA impuseram sanções ao Irã por seu programa nuclear e entre elas estão as proibições de viagem a um bom número de pessoas relacionadas com o regime islâmico de Teerã, embora para a assistência às reuniões da ONU existam outras regras.

A imprensa iraniana informou neste sábado (22) que Ahmadinejad partiu para Nova York acompanhado por uma delegação na qual se encontravam os ministros de Exteriores, Ali Akbar Salehi, a de Saúde, Marzie Vahid Dastyerdi, o de Agricultura, Sadeq Jalilian, e o de Urbanismo, Ali Niczad. Além disso, a Fars detalhou que mais de 150 agentes de segurança se encarregarão de proteger o presidente durante esta visita, na oitava e última participação de Ahmadinejad na Assembleia Geral das Nações Unidas como chefe de Governo.

Os iranianos estão convocados às urnas em junho de 2013 para renovar a presidência, eleições das quais Ahmadinejad não poderá participar por ter esgotado os dois mandatos permitidos pela Constituição do país.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário