segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Em negociação pela paz, Colômbia mata 50 guerrilheiros em dois meses 29/10/2012

Desde o início de setembro, outros 90 membros das FARC foram presos e 30, desmobilizados

Mais de 50 membros das FARC (Forças Armadas revolucionárias da Colômbia) foram mortos em operações do governo colombiano desde o anúncio dos diálogos pela paz, no início de setembro. Em menos de dois meses, as Forças Armadas do país também prenderam 90 guerrilheiros e outros 30 se desmobilizaram, segundo o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón.

Agência Efe (20/09/2012)

Em meio a negociação pela paz, ministro da Defesa também anunciou novos investimentos no combate às FARC

A proposta das FARC de formalizar um cessar-fogo durante as negociações é um dos pontos mais controversos até o momento, pois o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, rejeitou essa possibilidade veementemente em suas declarações sobre o assunto. Em entrevista conjunta no dia 18 de outubro, em Oslo, a guerrilha indicou que a interrupção dos combates facilitaria o acordo.

“A ordem do presidente foi clara: não podemos baixar a guarda em nenhum milímetro”, afirmou Pinzón.
 

Além dos números referentes aos últimos meses, o ministro da Defesa também anunciou que, mesmo sem a conclusão dos diálogos de paz, novos investimentos estão sendo feitos para o combate à guerrilha.

“Em 2013 teremos um aumento de 25 mil homens, 20 helicópteros, 10 aviões e mais sistemas de inteligência.”

As FARC também não interromperam suas operações com o início do diálogo. No dia 20 de outubro, por exemplo, cinco soldados morreram em uma emboscada do grupo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário