sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Egito e Jordânia exaltam importância do reconhecimento da Palestina pela ONU 30/11/2012





Após a ONU ter reconhecido a Palestina como Estado observador na noite de ontem, Egito e Jordânia ressaltaram nesta sexta-feira a importância da comunidade internacional dar continuidade aos esforços para alcançar a paz entre palestinos e israelenses.
Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores do Egito, Mohammed Amre, considerou que o amplo apoio alcançado pela dita resolução reflete a crescente consciência da comunidade internacional na importância de seguir com os esforços para resolver a questão palestina.
Segundo Amre, esse objetivo depende diretamente do fim da ocupação israelense e do reconhecimento dos "direitos legítimos do povo palestino", sobretudo, o de ter um Estado independente soberano com as fronteiras de 1967, tendo Jerusalém como capital.
O ministro das Relações Exteriores do Egito destacou que o Egito está disposto a continuar defendendo a causa e o povo palestino.
Da Jordânia, o porta-voz do governo de Amã, Samih Mayta, qualificou a decisão da ONU como uma "conquista importante e estratégica no caminho do conflito árabe-israelense, a qual deveria ser empregada para mobilizar o mundo em apoio dos direitos legítimos do povo palestino, incluído um Estado independente".
Para Mayta, "a resolução da ONU demonstra que a visão de dois Estados é a única solução para acabar com o conflito palestino-israelense e restabelecer a paz no Oriente Médio".
O porta-voz do governo de Amã adiantou que a Jordânia, em cooperação com outras partes, continuará se esforçando para levar israelenses e palestinos à mesa de negociações.
No entanto, Mayta se queixou das práticas israelenses e suas ações "unilaterais", especialmente a construção de assentamentos, que "fazem ameaçam a segurança e a estabilidade do Oriente Médio, além de bloquear o êxito dos esforços mundiais para a paz".
As relações diplomáticas de Israel com o mundo árabe se limitam à Jordânia e Egito: Amã assinou um acordo de paz em 1994, enquanto Cairo assinou em 1979.
Na noite de ontem, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, por maioria absoluta, uma resolução que reconhece a Autoridade Nacional Palestina (ANP) como um estado observador não membro.
Em uma votação direta no plenário da Assembleia Geral, iniciada por volta das 20h (de Brasília), a resolução impulsionada pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, contou com 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções.
EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário