sábado, 29 de dezembro de 2012

80 anos de Nicholle Nichols, a tenente Uhura de Star Trek 29/12/2012


Por marcelosoaressouza
Do Omelete
Nichelle Nichols | 80 anos da atriz que quebrou paradigmas na TV
Relembre a carreira da atriz que viveu a tenente Uhura em Jornada nas Estrelas
Nichelle Nichols, atriz que viveu a tenente Nyota Uhura na Série Clássica de Jornada nas Estrelas (Star Trek) completa 80 anos hoje.
Quando Nichelle entrou para a série de televisão de Gene Roddenberry em 1966, no auge dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos - sob a liderança de Martin Luther King Jr. -, sequer desconfiava que estava fazendo história. Como a quarta em comando a bordo da U.S.S. Enterprise, a oficial de comunicações Uhura tinha um papel de liderança e importância que nunca havia sido criado antes para a televisão por lá. Tanto que algumas partes de sul racista dos EUA recusavam-se a exibir o programa, tamanho o ultraje pelo destaque de Nichelle.A atriz cita frequentemente em entrevistas que nunca sentiu-se discriminada no set, mas que fora dele a situação era diferente. Ela entrava por uma porta "especial", pois era sempre barrada pelos guardas, que inventavam desculpas, e era desvalorizada por alguns integrantes da equipe técnica, como o fotógrafo, que nunca tirava imagens decentes suas para a divulgação.
Nichelle, porém, ignorou seus obstáculos e nunca queixou-se ao criador de série. Mas ao final da primeira temporada, ela optou por deixar Jornada nas Estrelas, já que tinha oportunidades na Broadway e poderia deixar para trás o preconceito que vivia diariamente. Roddenderry pediu a ela que pensasse melhor e que eles voltassem a falar dentro de alguns dias. Nesse meio tempo, Nichelle conheceu ninguém menos que Martin Luther King, que se apresentou em um evento beneficente a ela como um "trekker" e seu "maior fã". Ele a lembrou da importância de seu papel: "você percebe o quão importante é sua presença, sua personagem? Esse não é um papel para negros, ou um papel para mulheres. Você tem o primeiro papel não-estereotipado da televisão. Você quebrou um paradigma", lembrou a atriz em entrevista. "Aqui estamos nós, marchando, e você exemplifica exatamente onde queremos chegar".
Nichelle, obviamente, decidiu ficar em Star Trek - e protagonizaria outro dos mais importantes momentos da televisão mundial: o primeiro beijo inter-racial da televisão em horário nobre. No episódio “Filhos de Platão”, da terceira temporada, controlados por alienígenas, o comandante Kirk e sua subalterna trocam um dramático beijo (não sem antes enfrentar resistência da direção da NBC). 
Com seu lugar de destaque na cultura e na história dos direitos civis, Nichelle foi convidada pela NASA para ajudar em campanhas de recrutamento para a primeira astronauta mulher da agência espacial. A ação não apenas selecionou Sally Ride, a primeira mulher astronauta, e Mae Jemison, a primeira negra a viajar para o espaço, mas também os primeiros astronautas membros de minorias: Guion Bluford, Judith Resnik e Ronald McNair.
Para Nichelle, "Jornada nas Estrelas não só mudou a televisão, mas também como as pessoas veem umas às outras. A série foi uma colaboração fundamental no processo de união das raças do nosso planeta". Jornada nas Estrelas e a atriz audaciosamente foram onde série alguma jamais esteve.

Nichelle Nichols
Nichelle Nichols

Nenhum comentário:

Postar um comentário