quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Brasil inicia investigação contra importação de louças da China 27/12/2012

DA REUTERS
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) decidiu iniciar investigação antitruste contra exportações de objetos de louça para mesa da China para o Brasil, por suspeita de dumping (venda de produtos abaixo do custo) e dano à indústria nacional.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
A reclamação que originou a investigação foi feita em julho deste ano pelas fabricantes Oxford Porcelanas e Indústria e Comércio de Cerâmica Tirolesa, que afirmam serem representantes de 54% da indústria nacional, segundo o despacho da Secex.
Outros fabricantes como a Porto Brasil Cerâmica, Porcelana Schmidt e Porcelanas Finas (Germer) apoiaram a petição de investigação.
O período envolvido pela investigação vai de 2007 a 2012 --no caso da queixa de dano à indústria-- e de 2011 a 2012, com relação à reclamação de dumping.
Segundo o texto publicado pela Secex, "pôde-se concluir haver indícios de que as importações de objetos de louça para mesa a preços alegadamente de dumping contribuíram para a ocorrência do indício de dano à indústria doméstica".
No início deste mês, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu aplicar direitos antidumping por cinco anos sobre importações de talheres de aço inoxidável vindos da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário