sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Rússia: Putin sanciona leis anti ONGs e anti EUA 21/12/2012

Putin sanciona lei que proíbe americanos de adotar crianças russas

 
MOSCOU, 28 Dez Reuters - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta sexta-feira uma lei que proíbe cidadãos norte-americanos de adotar crianças russas e impõe outras medidas de retaliação a uma legislação dos EUA que pune russos acusados de abusos aos direitos humanos.
A lei sobre adoções, que causou indignação entre liberais russos e defensores dos direitos infantis, entra em vigor a partir de 1o de janeiro e deve estremecer as relações entre EUA e Rússia.
Além de proibir as adoções por parte de norte-americanos, a lei também desautoriza algumas organizações não governamentais que recebem financiamento dos EUA e impõe um congelamentos de bens e cancelamento de vistos de viagem para norte-americanos acusados de violar os direitos de cidadãos russos no exterior.
Parlamentares aliados ao governo elaboraram o projeto de lei em resposta à lei Magnitsky dos EUA, que impede a entrada no país de russos acusados de envolvimento na morte sob custódia do advogado anticorrupção Sergei Magnitsky e de outros suspeitos de crimes contra os direitos humanos.
As restrições a adoções foram acrescentadas à lei posteriormente, em consequência de uma elevação das tensões entre Rússia e EUA, num momento em que os dois países também estão de lados opostos em relação ao conflito na Síria.
(Reportagem de Alissa de Carbonnel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário