segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Oposição síria se reúne em Paris para pedir ajuda e armas 28/01/2013



Reunião internacional sobre a síria acontece na França nesta segunda (28).

Países ocidentais temem que armas caiam nas mãos de islamitas.

 
Da France Presse
 
Comente agora
 A Coalizão Nacional Síria (CNS) voltou a pedir nesta segunda-feira (28) ajuda financeira e material concreta, ou seja, armas, à comunidade internacional, na abertura em Paris de uma reunião internacional consagrada à Síria.
"O povo sírio trava atualmente uma batalha sem quartel. O tempo não está do nosso lado e o prosseguimento deste conflito pode acarretar apenas uma catástrofe para a região e para o mundo", declarou Riad Seif, vice-presidente do grupo.
"Não queremos mais promessas que não serão cumpridas", acrescentou diante de diplomatas e funcionários de alto escalão de meia centena de países.
Refugiados sírios chegam a campo na Jordânia nesta sexta-feira (25) (Foto: Muhammad Hamed/Reuters)
Refugiados sírios chegam a campo na Jordânia nesta sexta-feira (25) (Foto: Muhammad Hamed/Reuters)
 
"A Síria precisa de bilhões de dólares. Mas precisamos de, no mínimo, 500 milhões de dólares para ter a possibilidade de organizar um governo", pedido pela comunidade internacional, declarou durante uma interrupção da sessão George Sabra, líder do Conselho Nacional Sírio, principal componente da coalizão de oposição.
"Precisamos de armas, armas, armas", disse.
Os países ocidentais não querem entregar armas à oposição síria por medo de que caiam nas mãos de grupos islamitas.
No fim de fevereiro, será examinado em Bruxelas o embargo de armas europeu à Síria, mas o levantamento parcial ou total do mesmo precisa ser votado por unanimidade.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário