domingo, 31 de março de 2013

Imagens espetaculares do mapa mundi de acesso à Internet 31/03/2013


Do site Adital 


RT
Organização Autônoma sem fins lucrativos TV-Novosti
Adital
Tradução: ADITAL
28 março 2013


Um ‘hacker’ conseguiu imagens exclusivas de um dia na vida da Rede.
pirata informático, que quis manter-se no anonimato, criou de maneira ilegal imagens que mostram como e quando os habitantes do planeta utilizam a Rede.
Nas imagens, a cor vermelha representa o uso da Internet em hora de pico e o azul representa o tráfico de base.
O ‘hacker’ pode entrar em milhões de sistemas de todo o mundo com um só clique e utilizando um simples equipamento conectado a um roteador. Enviou um pequeno arquivo em formato JPG, que não era malicioso e que estava programado para autodestruir-se caso algo saísse mal. Nem ele próprio poderia imaginar que seu experimento acabaria proporcionando umas fantásticas imagens que, posteriormente, foram escaneadas.
As imagens mostram que às noites o uso da Internet nos Estados Unidos e na Europa é menor do que em outras zonas. Os europeus, em particular, usam a Internet antes do anoitecer.

******************
Darpa busca soluções para Internet sem fio militar ultraprotegido
26 mar 2013
A agencia estadunidense Darpa colocou em marcha o projeto de uma rede sem fio militar que se centra na proteção contra ataques de ‘hackers’ e o monitoramento de todas as mudanças inesperadas no intercâmbio de dados.
Com isso, a Agência de Investigação de projetos Avançados de Defesa dos EUA (Darpa, sigla em inglês) está solicitando propostas de investigação na área de desenvolvimento de informação sobre o entorno no controle das redes militares sem fio e o fortalecimento desse controle para enfrentar ataques de ‘hackers’ e fontes de informação errôneas.
Nas zonas onde não há infraestrutura de comunicação militar fiável, os militares dependem principalmente de dispositivos de comunicação sem fio. Os protocolos dessas redes requerem o emprego de nodos para coordenar e gerir os recursos da Rede.
O problema é que cada elemento de uma Rede tem que ‘confiar’ em nodos, na informação entrante e na Rede em geral. Em consequência, um ataque de piratas informáticos pode neutralizar essa Rede completamente.
Em outras palavras, Darpa (precisamente essa Agência desenvolveu Internet, inicialmente também pensada para fins militares) planeja desenvolver uma Rede que será capaz de funcionar mesmo após uma violação acidental ou maliciosa de seus nodos.
Os esforços atuais no âmbito dos profissionais de segurança informática estão centrados na proteção das unidades individuais (nodos) em vez da Rede em geral, de modo que uma unidade ou terminal ‘hackeada’ pode causar graves danos a toda a Rede. Especialistas de Darpa planejam atualizar as redes informáticas atuais e futuras para que aprendam a determinar a viabilidade e a fiabilidade dos nodos vizinhos e, caso necessário, bloqueá-los e readaptar a Rede mantendo seu funcionamento.
Para dizer isso em palavras simples, a nova rede identificará as pessoas suspeitas, facilmente reconhecerão a um ‘estranho’. Para isso, os usuários utilizarão os novos protocolos que possam detectar uma atividade não usual, sinalizando os problemas de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário