segunda-feira, 29 de abril de 2013

Islandeses devolvem poder a partidos que causaram crise e se afastam da UE 29/04/2013

Oposição de centro-direita vence eleições legislativas na Islândia

Resultado enterra provavelmente a candidatura da Islândia a entrar na União Europeia, lançada em 2009

A oposição de centro-direita obteve uma clara vitória nas eleições legislativas realizadas no sábado (27/04) na Islândia, abrindo as portas a uma nova coalizão de governo, segundo resultados definitivos publicados neste domingo (28/04).

O Partido da Independência (direita) liderou os resultados com 26,7% dos votos, o que lhe concede 19 assentos no Parlamento, e seu líder Bjarni Benediktsson contará, ao que parece, com o apoio do Partido do Progresso (centrista e agrário), que obteve 24,4% dos votos e também 19 deputados.

O posto de primeiro-ministro foi reivindicado na noite de domingo pelo conservador Bjarni Benediktsson, de 43 anos, quando a tendência de que seu partido venceria as eleições se confirmava, enquanto o centrista Sigmundur David Gunnlaugsson, de 38 anos, dizia estar disposto a colaborar com ele.

"O Partido da Independência é convocado as suas responsabilidades", disse Benediktsson diante de seus simpatizantes, acrescentando que estava disposto a dirigir um governo de coalizão. A eleição do chefe de governo recai no presidente da República, que designa tradicionalmente o chefe do partido que venceu as eleições.

A vitória da centro-direita enterra provavelmente a candidatura da Islândia a entrar na União Europeia, lançada em 2009 e que os dois partidos não apoiavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário