domingo, 30 de junho de 2013

EUA espiaram representantes e altos cargos da União Europeia 30/06/2013

Esquerda.Net

Documentos na posse de Edward Snowden provam que a Agência de Segurança Nacional norte americana (NSA) infiltrou-se na rede informática dos escritórios da UE em Washington, segundo divulga o Der Spiegel. A sede da UE em Bruxelas também foi alvo de ataques.
Foto de Scott Beale, flickr.
O Der Spiegel refere que documentos oficiais que se encontram em poder de Edward Snowden, a que este semanário teve acesso, e que são datados de setembro de 2010, descrevem os ataques informáticos à sede da UE, em Washington, que permitiram aos norte americanos acederem a conversas confidenciais, mails e arquivos dos computadores desta delegação.
Nos comunicados classificados como “ultra secretos”, nos quais os espiões norte americanos classificam a UE como um “objetivo” para os seus ataques informáticos, não há qualquer indicação de que as escutas na sede de Washington tenham sido retiradas, bem como que tenha sido interrompido o acesso à sua rede informática.
O artigo do Der Spiegel, citado pelo El País, refere ainda que, há cinco anos, os peritos de segurança da UE detectaram inúmeros ataques informáticos na sua sede do edifício Justus-Lipsius, que terão tido origem na sede da Nato, ambas em Bruxelas.
O vice conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, não quis comentar a notícia, que qualificou de “informações não autorizadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário