segunda-feira, 29 de julho de 2013

10 crateras de vulcões inativos 29/07/2013

Sugerido por ROSE
Do The World Geography
10 crateras incomuns, de vulcões inativos, que acabaram modificadas pelo tempo, pelo clima e pelo Homem, gerando belas paisagens. No link, informações mais detalhadas e fotos adicionais.


1.  Diamond Head, na ilha de Oahu, Havaí, EUA. O cone tem status de Monumento dos EUA, fechado ao público, mas uma unidade da Guarda Nacional permanece na cratera.


2.  Kelimutu, no centro da Ilha Flores, Indonésia. As cores dos 3 lagos de cratera, aqui em verde, azul e preto, variam, para tons imprevisíveis, periodicamente - são sempre uma surpresa.


3. Cratera em Rocas Bainbridge, Ilhas Galápagos, Equador - a sudeste da ilha de Santiago. Tem um lago superficial de água salgada e é ponto de encontro de flamingos, que vão ali se alimentar.


4.  Xico, no extremo sul da Cidade do México, México. A região ficava sob um lago, que foi secando nos últimos séculos, e pescadores tornaram-se agricultores (num processo não muito tranquilo...).


5.  Molokini, entre as ilhas de Maui e Kahoolawe, Havaí, EUA. Parcialmente submersa, este lugar é um Santuário de aves marinhas do Havaí e um dos 10 melhores pontos de mergulho do mundo.


6.  Seongsan Ilchulbong  ("Sunrise Peak"), Coréia do Sul - a leste da Ilha de Jeju. O cone é formado por erupções hidrovolcânicas sobre um leito raso. A vegetação da cratera é exuberante e tem seis espécies de plantas raras.

7.  Nabiyotum Crater , Quênia.  Uma maravilha geológica, situada no sul do lago Turkana, o maior lago alcalino do mundo.


8.  Aogashima, no mar das Filipinas, Japão. Aogashima, a ilha habitada mais ao sul e mais isolada do arquipélago Izu, é uma cratera vulcânica gigante, dentro da qual existe outra, de um vulcão menor chamado Maruyama.


9.  Santa Margarida Volcano, na comarca de Garrotxa, Catalunha, Espanha.
A ermida de Santa Margarida, que deu o nome ao vulcão, fica dentro da cratera. O edifício foi destruído durante o terremoto da Catalunha em 1428 e reconstruído em 1865.


10.  Koko Crater, no lado sudeste da ilha de Oahu, Havaí, EUA. Dentro da cratera estão estábulos e, devido ao clima quente e seco, um Jardim Botânico especializado em cactos e suculentas.

2 comentários: