quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EUA monitoraram telefones de 35 líderes mundiais, diz jornal 24/10/2013



LONDRES, 24 Out (Reuters) - Os Estados Unidos monitoraram conversas telefônicas de 35 líderes mundiais, de acordo com documentos secretos vazados pelo ex-técnico de inteligência Edward Snowden, publicou o jornal britânico The Guardian nesta quinta-feira.

Os números de telefone foram passados para a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA por uma autoridade de outro departamento do governo, segundo os documentos, disse o Guardian em sua página na Internet.

O jornal acrescentou que funcionários da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono foram orientados a compartilhar os detalhes de contato dos políticos estrangeiros.

As revelações acontecem após a Alemanha exigir respostas de Washington sobre as alegações de que o telefone da chanceler alemã, Angela Merkel, foi grampeado, no pior impasse entre os dois países em uma década.

A Casa Branca não negou o grampo, dizendo apenas que não irá acontecer no futuro.

"Em um caso recente, uma autoridade dos EUA forneceu à NSA 200 números de telefone de 35 líderes mundiais", segundo um trecho de um memorando confidencial datado de outubro de 2006, que foi citado pelo The Guardian.

As identidades dos políticos em questão não foram reveladas.

As revelações do The Guardian sugeriram que a escuta de líderes mundiais poderia ser mais ampla do que se pensava. O tema deve ofuscar uma cúpula da União Europeia em Bruxelas.

A NSA não emitiu comentário imediato sobre a reportagem.



(Reportagem de Costas Pitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário