domingo, 27 de outubro de 2013

Mais duas notícias comprovam que o Brasil mudou e continuará mudando 27/10/2013


Zé Dirceu

Vejam mais duas notícias que comprovam como o Brasil mudou nos últimos anos e como mudará nos próximos.

A primeira: os investimentos brasileiros no exterior atingiram US$ 266 bilhões no ano fim do ano passado, um crescimento de 31,4%, ou de US$ 63,6 bilhões sobre 2011. Isso demonstra o processo de expansão do capital brasileiro no exterior, com mais participações em empresas.

Deixamos de ser um país que exporta somente matérias-primas e alimentos para sermos exportadores de capitais, tecnologias e serviços. É uma mudança de qualidade de nossa economia que agrega valor e tecnologia.

Medida antiespionagem

A segunda notícia: Brasil e Alemanha querem que a ONU vote ainda este ano uma resolução que promova o direito à privacidade na internet. Seria a primeira grande medida internacional contra a espionagem promovida pelos Estados Unidos em dezenas de governantes, inclusive a presidenta Dilma Rousseff e a chanceler Angela Merkel.

A decisão da Alemanha de se aliar ao Brasil nos fóruns internacionais para mudar as leis e colocar um freio na ação sem lei dos Estados Unidos é revelador do novo momento que vivemos.

O Itamaraty confirmou que está elaborando a resolução com a Alemanha. Representantes dos dois países na ONU se reuniram ontem para fechar a proposta, feita por Dilma em seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Dilma teve papel decisivo e se manteve firme nessa iniciativa, apesar da descrença e mesmo desprezo da oposição aqui no Brasil, com seu complexo de vira-latas tradicional dos tucanos.

Papel de liderança

Vivemos novos tempos no mundo, onde agir com soberania e buscar aliados e alianças é determinante. Devemos acreditar no papel de liderança do Brasil, inaugurado por Lula, e assumir nossas responsabilidades, inclusive lutando pelo assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e por uma nova ordem econômica e política mundial.

Precisamos buscar uma nova governança para um mundo de paz e desenvolvimento social. E só podemos exercer esse papel porque aqui no Brasil praticamos essa política iniciada por Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário