sábado, 23 de novembro de 2013

VISÃO DE GATO: VER O MUNDO COM OS OLHOS DE UM FELINO 23/11/2013




Usando os recursos da moderna fotografia, o artista norte-americano Nickolay Lamm tentou se meter na pele do felino mais amado, e descobrir como ele vê o mundo e a nós

20 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 17:47



Por Equipe Oásis. Fotos de Nickolay Lamm

São os nossos "tigres" domésticos: os gatos. A cada dia o número deles aumenta, e esse crescimento não se dá apenas nas ruas mas, sobretudo, em nossas casas e apartamentos. Muitos adoram sua presença, considerando-os companheiros ainda melhores que os cães. Mas, na verdade, estamos longe de saber tudo sobre esses bons amigos dos homens. Nem sequer sabemos com exatidão como eles veem o mundo.




Curiosidades sobre a visão dos gatos

Campo visual e visão periférica: os gatos possuem um campo visual de 200 graus (o suficiente para verem bem sua presa); os seres humanos têm um campo de 180 graus. A visão periférica – ou seja, a capacidade de ver os limites do próprio campo visual sem necessidade de girar a cabeça – é, para os gatos, de 30 graus para cada lado do campo visual. No homem, ela é de apenas 20 graus para cada lado: eis porque em ambos os lados de cada imagem as bordas aparecem desfocadas.

Visão à distância: os gatos têm mais dificuldade do que nós para focar os objetos distantes. Aqueles que vemos de modo nítido a 30-60 metros de distância, para os gatos devem estar a 6 metros para que sejam vistos sem problemas. O responsável por essa "deficiência" é o tapetum lucidum, uma camada de células situado atrás da retina de alguns vertebrados (entre eles os gatos) que tem a função de aumentar a quantidade de luz que pode ser captada pela retina. Esse pequeno "espelho refletor", se por um lado aumenta exponencialmente a capacidade visual noturna, por outro lado reduz a acuidade visual em condições de intensa luminosidade (é exatamente esse "tapete" que faz brilhar os olhos de cães e gatos).





Visão noturna: à noite os gatos veem de 6 a 8 vezes melhor que nós, por causa do tapete lúcido e também por possuírem um número maior de bastonetes, os fotorreceptores na retina responsáveis pela visão em situação de obscuridade. Suas pupilas, de forma elíptica, também podem dilatar-se muito na escuridão (como o diafragma de uma câmera fotográfica) e fecharem quase completamente quando a luz é muito forte.

Visão das cores: os gatos não são daltônicos, como se acreditava no passado. Distinguem o azul, verde, amarelo e violeta, mas não o vermelho, laranja e marrom (esta é a razão pela qual as partes relativas à sua visão aparecem um tanto "lavadas", estilo Instagram). A percepção humana das cores é muito mais bem definida graças à elevada concentração de cones (fotorreceptores responsáveis pela visão das cores) na área da fóvea (a região central da retina, onde está a máxima acuidade visual). Os gatos não possuem a fóvea, mas sim uma área central da retina que, embora dotada de mais cones do que as outras partes do olho, possui uma grande quantidade de bastonetes, graças aos quais conseguem identificar objetos que se movem muito rapidamente (como um ratinho a correr). Nós humanos, em compensação, somos mais hábeis para ver objetos que se movem muito lentamente (objetos que a um gato pareceriam parados).





Usando os recursos da moderna fotografia, o artista norte-americano Nickolay Lamm tentou se meter na pele do felino mais amado, e descobrir como eles veem, o mundo e a nós.

Lamm publicou em seu blog mydeals.com uma série de imagens duplas que reproduzimos na galeria abaixo. Na parte superior a imagem como é vista por olhos humanos, na parte inferior como ela é percebida pelo gato. Seu estudo fotográfico está baseado em dados científicos produzidos pela clínica veterinária da Universidade da Pensilvânia e contou com a consultoria de vários outros especialistas da visão animal.

Eis como os gatos veem o mundo:



1) Saguão de entrada de um prédio



2) Cidade portuária e trecho de mar




3) Montanha e paisagem campestre



4) Panorama urbano



5) Visão na escuridão



6) Visão na noite escura



7) Times Square, coração de Nova York

Nenhum comentário:

Postar um comentário