domingo, 22 de dezembro de 2013

EUA: cerca de 1 milhão de desempregados perderão auxílio do governo 22/12/2013

Entrave orçamentário no Congresso fará que seguro criado na gestão de George W. Bush seja parcialmente cortado

Um entrave orçamentário no Congresso dos EUA fará com que cerca de um milhão de desempregados percam benefícios e auxílios do governo a partir do dia 28 de dezembro. Os congressistas não chegaram a um acordo sobre a continuação do "programa de ajuda emergencial aos desempregados", forçando o encerramento de parte do crédito criado na administração de George W. Bush.


Agência Efe

Programa de auxílio a desempregados criados na era de George W. Bush será cortado na administração Obama

A medida afetará principalmente aqueles que estão há mais de um ano sem fonte de renda. A ajuda federal paga em média cerca de US$1,6 mil dólares para desempregados em zonas de risco social. O projeto foi criado em 2008 como forma de amenizar os impactos da grave crise econômica daquele ano - na ocasião, mais de duas milhões de pessoas perderam o emprego nos EUA.


A partir de 28 de dezembro, o programa será apenas "parcialmente" encerrado, atendendo ainda grande parte dos desempregados norte-americanos. As negociações, no entanto, continuarão a partir de janeiro de 2014 para encontrar uma saída para o imbróglio orçamentário. Sem acordo, outras 3 milhões de pessoas perderão o auxílio até o final de 2014.
O encerramento parcial do programa de auxílio a desempregados é mais um capítulo da batalha orçamentária entre republicanos e democratas. Os dois partidos debatem sobre cortes de gastos públicos em iniciativas de benefício social. Os republicanos exigem menor participação do governo e são contrários ao plano de saúde estendido a população - chamado de Obamacare e principal alvo dos vetos orçamentários no Congresso.

Em outubro, outro entrave no Congresso fez com que o governo fosse paralisado por mais de duas semanas, causando temor do calote da dívida norte-americana. O episódio ficou conhecido como o "shutdown de Washington".

Nenhum comentário:

Postar um comentário