domingo, 2 de fevereiro de 2014

Alguns escultores e suas obras 02/02/2014

Dez escultores para os quais eu tiro meu chapéu

dom, 02/02/2014 - 12:01
Do blog do joão, no GGN
do Mundo Gump
Dez escultores para os quais eu tiro meu chapéu

por Cícero D'Ávila
Hoje resolvi fazer um post sobre escultura. Mas como estou com uns trabalhos para fazer agora, não posso esculpir, e por conta disso resolvi elencar aqui dez artistas fenomenais que me inspiram a modelar.(obs: Como eu conheço um pancadão de escultores de todos os tipos, não vou incluir os caras da escultura digital nesta. Vou limitar aos mestres da massa do mundo real, porque os caras do 3d merecem um post só pra eles)


Se você também gosta de esculturas, certamente conhece alguns desses caras, ou até mesmo todos eles. Caso não conheça, aqui está uma excelente oportunidade de conhecer o trabalho desses artistas geniais. Nem preciso avisar que este post está repleto de imagens, né? Pegue o seu babador!

1- Philippe Faraut


Philipppe Faraut é um professor de escultura que tem uma habilidade fora do comum em modelar retratos. Ele transita com a maior facilidade entre massa, pedra, resina, mármore e bronze. O cara é sinistro mesmo. Philippe Faraut é considerado um grande mestre por muitos escultores profissionais.









Os trabalhos dele são excepcionais, mas realmente o que é impressionante é vê-lo esculpindo. Chega a parecer fácil? (tenta pra ver!)




2- Adam Beane

Adam Beane ficou famoso por sua habilidade de representar pessoas conhecidas em pequena escala. Ele é primoroso na arte do “look alike”, e ainda trabalha numa escala muito reduzida, o que acentua sua fantástica habilidade. Ele geralmente usa uma cera especial chamada CX5 para fazer seus trabalhos. Ele tambpem foi escultor da McFarlane Toys.









Neste video, podemos ver Adam Beane fazendo uma escultura do ator Matt Damon. BABA AÍ:




3- Mark Newman

Mark Newman é uma espécie de unanimidade em todas as listas de “escultores que influenciam seu trabalho” quando se trata de garage kits e etc. Ele é autor de esculturas antológicas nas quais se destaca sua imensa habilidade em retratar tanto cenas cálidas, retratos, seres imaginários e cenas de ação. O cara também trabalha com clays, resina epoxi e até bronze. O trabalho dele vai do realismo à caricatura. Tudo isso sem descer do salto. Quando eu crescer eu quero ser igual a ele.



















4- Jordu Schell

Talvez eu esteja exagerando quando digo que Jordu Schell está para os efeitos especiais, criadores de mascaras, monstros, maquiadores e toda sorte de caras que o senso comum rotula de “malucos” como João Paulo II está para a Igreja Católica. Mas na opinião de muitos caras da área, é bem por aí mesmo. Jordu é um desenhista conceitual que também esculpe. E como esculpe, meu! O cara é fera e sua grande felicidade é poder criar monstros, aliens e coisas estranhas. Confira só o visual do trabalho deste cara, que influenciou e continua influenciando muita gente de Hollywood e do mundo todo.












Ver Jordu Schell esculpindo é um grande prazer. Neste video ele faz uma demonstração ao vivo para os caras da Dreamworks:



5-Martin Canale
Martin Canale é um escultor argentino de inacreditável talento. Ele esteve à frente do famoso Gore Group, que fazia matrizes de garage kits e colecionáveis diversos. O cara é peso-pesado da escultura. Mais um que faz a gente ficar desidratado de tanto babar. Como se não bastasse ser mestre, ele ainda é um cara super gente fina, ao ponto de abrigar na casa dele por quase um mês o “Diogo-que-Diogo”, um amigão meu que queria aprender a modelar com ele.














6-Ron Muek

Ron Muek é outro cara que podemos dizer que é um “ninja”. Ele esculpe peças de tamanhos bastante variados, e se tornou muito conhecido por suas representações absolutamete realistas do ser humano em diversas escalas. Seu trabalho vai da miniatura a peças gigantescas como o menino retratado abaixo. Suas peças são feitas num trabalhoso (suuuuper trabalhoso) processo de esculturam, moldagem replicação, aplicação de silicone, corantes, inserção de pêlos, criação de roupas em escala, etc. Como já falamos do Ron Muek aqui diversas vezes, vou deixar o lero-lero e mostrar o que o cara faz:




















7-Alex Oliver

Alex Oliver é um escultor brasileiro que ganhou fama internacional com seus monstros e estátuas. Além de esculpir na massa, Alex também esculpe digitalmente.Ele é um grande fera da escultura e ministra cursos de modelagem física e virtual, no Brasil e no exterior. Ele já deu palestras na Gonomon, fez trabalhos para a Blizzard e seu prestígio vem crescendo a cada ano. Alex tem uma produção vastíssima de peças, quase sempre em plastilina.









8-Cícero Dávila

Cícero Dávila é outro escultor brasileiro de absoluto e indiscutível talento. Ele consegue esculpir em argila e em, mármore com imensa habilidade. Seus trabalhos são muito legais e em diversas escalas. Algumas monumentais. Ele também ministra cursos de modelagem em clay e mármore. Eu considero o Cícero um dos grandes escultores brasileiros de todos os tempos.














9-Richard McDonald

Richard McDonald é um mestre na representação corporal. Suas esculturas oscilam entre a fantasia, temas mitológicos e de esporte, dança e circo. As poses são perfeitas, os músculos meticulosamente panejados, as proporções irretocáveis. Richard McDonald é um daqueles caras tão Joselitos que a gente diz que ele deu IDDQD e modela em god mode. Seu trabalho é quase sempre em bronze. Mas eventualmente ele também trabalha em mármore. Delicie-se aí:
















10-Kojun

Este coreano deve ter feito pacto com o capiroto para modelar tão bem assim! É Kojun um dos artistas por trás de grandes sucessos na arte dos Hot Toys. Ele usa super sculpey firm, epoxi e também cera. Na verdade, ele faz a escultura de pessoas famosas tão maravilhosamente bem que chega a dar medo. Olha só:










11- Steve Wang (Bônus)

Steve Wang é um daqueles caras que literalmente meteram o dedo em muitos dos monstros famosos do cinema. Do alien ao predador, dos monstros do Hellboy ao vampiro de Underworld, Steve Wang está em todas. Ele desenha, faz maquiagem, escultura, mascara, props, elementos de cena, totens promocionais para filmes… O cara não tem sossego! E tudo sai com uma sensacional aparência de realismo. Isso porque ele trabalhava com efeitos especiais. Mas o que deixou Steve Wang realmente famoso são suas esculturas gigantes em tamanho real de personagens de games. O cara faz verdadeiros dioramas em escala real, para estupefação e delírio da comunidade Gamer.















Sem duvida, muitos artistas maravilhosos ficaram de fora desta lista. É muito difícil elencar apenas dez. Mas esses caras aí mandam muito. Eu também limitei bastante o estilo de escultores que iria elencar. Isso não significa que eu não goste ou não considere as esculturas abstratas. Mas preferi direcionar o post aos caras que influenciam o meu trabalho diretamente.

fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte

http://www.mundogump.com.br/dez-escultores-para-os-quais-eu-tiro-meu-cha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário