quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Notícia rara: Anistia Internacional acusa Israel de desprezo pela vida de palestinos 27/02/2014





Oficiais do exército israelense observam homem que protesta após a morte de jovem palestino em 29 de janeiro em Ramallah (Cisjordânia)

A Anistia Internacional (AI) acusa Israel pela morte de dezenas de civis palestinos na Cisjordânia durante os últimos três anos, em um processo que evidencia seu "desprezo pela vida humana", revela um relatório que será publicado nesta quinta-feira.

No relatório de 87 páginas intitulado "Gatilho fácil: recurso desproporcional à força de Israel na Cisjordânia", a AI afirma que 45 palestinos foram mortos e milhares, feridos desde janeiro de 2011, quando "não pareciam representar uma ameaça imediata e direta para os soldados israelenses" estacionados na Cisjordânia.

"As forças israelenses demonstram desprezo pela vida humana, matando dezenas de civis palestinos – incluindo duas crianças – na Cisjordânia durante os três últimos anos, com quase absoluta impunidade", afirma a ONG com sede em Londres.

"O relatório apresenta provas que deixam em evidência a recorrência de incidentes mortais e ilegais contra civis palestinos por parte das forças israelenses na Cisjordânia", considera Philip Luther, diretor do programa para Oriente Médio e África do Norte da AI.

A ONG reprova ainda Israel "por não ter realizado investigações independentes de acordo com as normas internacionais", o que favorece "a impunidade" de suas forças em relação aos palestinos.

AI exorta Israel a "abrir investigações independentes, imparciais, transparentes e imediatas sobre todos os casos de civis palestinos mortos ou seriamente feridos como consequência de ações das forças israelenses".

A organização pede a "Estados Unidos, União Europeia e ao restante da comunidade internacional que suspenda o fornecimento de armas, munições e outros equipamentos a Israel".

AFP

http://navalbrasil.com/anistia-internacional-acusa-israel-de-desprezo-pela-vida-de-palestinos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário