sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Primeira câmera digital do mundo 28/02/2014




Provavelmente você demorou cerca de 25 anos para ter um equipamento que usasse uma tecnologia similar à que a Kodak inventou naquela que é tida como a primeira câmera digital do mundo. Ao projeto, desenvolvido em 1975, foi dado o nome de “Fotografia sem Filme”, e provavelmente por isso a empresa decidiu não levá-lo adiante. Naquela época, a Kodak era a maior fabricante de filmes e produtos químicos para fotografia do mundo.

Claro que o império analógico perdurou por mais algum tempo, mas não fosse a falta de visão dos executivos que rejeitaram o projeto da câmera digital, a Kodak possivelmente não estaria hoje em tão maus lençóis. A empresa não conseguiu se estabelecer no novo mercado de fotografia e está hoje praticamente falida.
A tecnologia por trás da primeira câmera digital

O equipamento da imagem acima pouco se parece com as câmeras digitais da atualidade, mas a base tecnológica de ambas guarda suas semelhanças. Já na época era usado um sensor CCD que captura imagens digitalmente – tal qual nos dispositivos modernos. É claro que em 1975 não existia cartões de memória nem visor LCD. Portanto, as fotos eram armazenadas em fita cassete e “assistidas” em uma TV.

Cada vez que se desejasse capturar uma imagem, eram necessários 23 segundos de exposição. As fotos possuíam apenas 100 linhas e saíam em preto e branco. Para completar o sistema, era utilizada uma lente de Super-8 – bem-sucedido formato cinematográfico desenvolvido pela Kodak que até hoje tem seus entusiastas pelo mundo.
Primeiras fotografias digitais

Veja abaixo uma pequena amostra da capacidade da primeira câmera digital do mundo. Repare na quantidade de equipamentos necessária para reproduzir uma imagem. Tudo isso (reprodutor de fitas cassete, computador, tela e mais a câmera em si) hoje você guarda no bolso.




http://somentecoisaslegais.com.br/tecnologia/primeira-camera-digital-do-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário