sábado, 22 de março de 2014

Sanções dos EUA contra Rússia: Visa e Mastercard deixam de servir clientes de bancos russos 22/03/2014

Do Terra

Sem aviso prévio, os grupos de cartões bancários pararam de fornecer seu serviço a clientes de vários bancos russos após as sanções dos EUA
 
Os grupos americanos de cartões bancários Visa e Mastercard deixaram nesta sexta-feira sem aviso prévio de fornecer seu serviço de pagamento aos clientes de vários bancos russos após as sanções anunciadas na véspera pelos Estados Unidos.
 
O banco Rossia, alvo das sanções americanas, anunciou nesta sexta-feira em um comunicado que Visa e Mastercard "deixaram, sem aviso prévio, de fornecer seus serviços de pagamento aos clientes do banco". Sua filial, Sobibank, também foi afetada por esta decisão.
 
O banco SMP, controlado pelos irmãos Arkadi e Boris Rotenberg, cujos nomes foram acrescentados à lista de pessoas atingidas pelas sanções americanas, também anunciou que seus clientes com cartões Visa e Mastercard estavam com seus cartões bloqueados.​
 
Na prática, estes clientes só podem retirar dinheiro com seus cartões nos caixas destes bancos e dos bancos associados, e não conseguem mais fazer compras com eles.
 
Na quinta-feira, o presidente americano, Barack Obama, anunciou que a lista das pessoas russas afetadas por sanções havia sido ampliada para incluir também oligarcas e banqueiros próximos ao presidente russo Vladimir Putin, entre eles Guenadi Timchenko, Arkadi Rotenberg e Yuri Kovalchuk, presidente do banco Rossia e considerado "o banqueiro pessoal dos funcionários de alto escalão na Rússia, incluindo Vladimir Putin."
Do blog R.A.U.L.
O trecho do livro Cypherpunks já mostrava que o governo Russo vinha se preocupado com a segurança de seus sitema de pagamentos:

" Andy: Mas acho que podemos todos concordar em um ponto, o de que o sistema monetário, a infraestrutura econômica para o intercâmbio monetário, está num estado lastimável. E até uma pessoa que só tem uma conta no eBay concordaria com isso sem
pestanejar, porque o que o Paypal, a Visa e o MasterCard estão fazendo, na prática, é forçar uma situação de monopólio. Os omunicados diplomáticos norte-americanos aos quais o WikiLeaks teve acesso também revelavam que o governo russo tentou negociar para que os
pagamentos de seus cidadãos à Visa e ao MasterCard realizados dentro da Rússia fossem processados no próprio país, e ambas as empresas se recusaram

Julian: Sim, o poder combinado da embaixada dos Estados Unidos e da Visa foi suficiente para impedir até mesmo a Rússia de implementar o próprio sistema nacional de pagamento de cartões no país.

Andy: O que significa que até os pagamentos feitos por cidadãos russos em lojas russas serão processados em centros de dados norte-americanos. E isso quer dizer que o governo dosEstados Unidos terá um controle jurisdicional sobre isso, ou pelo menos uma ideia do que está se passando.

Julian: Pois é, e aí, quando Putin sair para comprar uma Coca-Cola, trinta segundos depois Washington já estará sabendo.
Andy: E essa, naturalmente, é uma situação bastante insatisfatória, independente de eu gostar ou não dos Estados Unidos. É extremamente perigoso armazenar todos os pagamentos em uma localização central, porque isso é um verdadeiro convite para todo tipo de utilização desses dados.

Jacob: Um dos pontos fundamentais que os cypherpunks reconheceram é o fato de a arquitetura efetivamente determinar a situação política, de forma que, se tivermos uma arquitetura centralizada, mesmo que as melhores pessoas do mundo estejam no controle dela,
essa centralização é um verdadeiro ímã de pessoas mal-intencionadas, que usam o poder de maneiras que os designers originais jamais usariam. E é importante saber que a motivação para isso é monetária."

No link a seguir é possível ver a preocupação dos americanos com as movimentações preventivas do governo Russo buscando aprovar uma lei para reduzir a sua dependência de seus sistema de pagamentos das empresas norte americanas Visa/Mastercard (de acordo com o documento a Visa e Mastercard tem 85% do mercado de meios de pagamento eletrônico na Russia).

http://economia.terra.com.br/visa-e-mastercard-deixam-de-servir-clientes-de-bancos-russos,ef8d53b5305e4410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

http://wikileaks.org/cable/2010/02/10MOSCOW228.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário