segunda-feira, 14 de abril de 2014

7º navio, Dragão do Mar, faz sua viagem inaugural do Porto de Ipojuca (PE) 14/04/2014


Petroleiro Dragão do Mar é navio de última geração, afirma tripulação


 Dilma Rousseff durante cerimônia alusiva à viagem inaugural do navio Dragão do Mar e batismo do navio Henrique Dias no Estaleiro Atlântico Sul. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR





O Dragão do Mar é a sétima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação, e a terceira da série de 10 navios do tipo suezmax – com dimensões que permitem passagem pelo Canal de Suez – encomendados pela Transpetro ao Estaleiro Atlântico Sul. OBlog do Planalto conversou com a tripulação do petroleiro. O comandante R. Schmidt, capitão de longo curso, contou sobre a capacidade e as características do navio.

“É um navio da classe suezmax, com capacidade de transportar um milhão de barris de óleo cru, o que corresponde a 45% da produção nacional diária de petróleo. É um navio com 274,4 metros de comprimento, 48 metros de largura e um calado de aproximadamente 17,3 metros. (…) É um navio com 26 tripulantes entre homens e mulheres, em todas as funções, sendo que hoje nós estamos com duas oficiais de máquinas, uma auxiliar de saúde e uma cozinheira, quatro mulheres no total a bordo. (…) É um navio de última geração, construído no estado da arte”, declarou.

O imediato Blas Lopez destacou a preocupação com segurança e preservação ao meio ambiente na operação do petroleiro.

“Sou responsável pela segurança, sou responsável também pela parte de pessoal. E a nossa missão é sempre manter o meio ambiente protegido tanto no mar quanto no porto. A preocupação que a empresa espera da gente (…), que preza pela segurança e pelo meio ambiente”, afirmou.

O Dragão do Mar é um navio que tem embarcada tecnologia de ponta, possuindo inclusive uma planta de geração de água doce. O chefe de máquinas, Ricardo Ferreira, falou sobre este e outros sistemas presentes na embarcação.

“Nós temos a bordo do nosso navio o motor principal, que tem uma potência que equivale em torno de 1.800 motores de carros médios. (…) Nós temos diversos sistemas, (…) nós temos uma planta de tratamento de óleo combustível, nós temos uma planta de geração de água doce, que produz em média 40 mil litros de água/dia. Nós temos uma planta de geração de vapor, que é composta de duas caldeiras auxiliares. Nós temos uma série de componentes paralelos: geração de ar comprimido, geração de frio para as acomodações, geração de frio para o sistema frigorífico, (…) temos um painel com todas as informações, tudo o que acontece em tempo real. É um navio que tem embarcada tecnologia de ponta, o que existe de mais moderno atualmente no nosso meio de trabalho”, relatou.

Para a construção do Dragão do Mar, foram usadas mais de 21 mil toneladas de aço para a estrutura e mais 860 toneladas de acessórios para o casco, 500 mil litros de tinta e mais de 110 mil metros de cabos elétricos.

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