quarta-feira, 9 de abril de 2014

HP pagará US$108 mi para encerrar processo por corrupção no exterior 09/04/2014

SAN FRANCISCO, 9 Abr (Reuters) - A Hewlett-Packard vai pagar 108 milhões de dólares e uma de suas subsidiárias irá se declarar culpada das acusações de suborno por seu papel em esquema para assegurar um contrato com um órgão governamental da Rússia, disse o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quarta-feira.

Unidades da HP na Polônia e no México também resolveram acusações criminais relativas a contratos nesses dois países, disse o departamento.

A Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador dos mercados de capitais dos EUA, também entrou em acordo com a gigante de computação sobre alegações de que suas subsidiárias fizeram pagamentos impróprios para funcionários do governo para obter contratos, em violação à lei norte-americana contra práticas de corrupção no exterior.

A subsidiária russa da HP pagou mais de 2 milhões de dólares em propina para obter um contrato em um escritório de um promotor federal, disse a SEC.

Na Polônia, a unidade da HP deu presentes e dinheiro em valor superior a 600 mil dólares para obter contratos com a polícia nacional.

E no México, uma subsidiária da HP pagou mais de 1 milhão de dólares em comissão inflada, a fim de selar acordo de software com a empresa estatal de petróleo do México, informou a agência.

"A conduta descrita no acordo foi limitada a um pequeno número de pessoas que não trabalha mais para a empresa", disse o vice-presidente executivo da HP e conselheiro geral, John Schultz, em comunicado na quarta-feira.

"A HP colaborou plenamente tanto com o Departamento de Justiça e a SEC na investigação dessas questões e continuará a fornecer sem interrupção a clientes em todo o mundo produtos e serviços de qualidade superior."

O Departamento de Justiça disse que reconheceu "extensos esforços" da empresa para corrigir a prática de corrupção, inclusive disciplinando empregados culposos e melhorando os controles internos.

(Reportagem de Edwin Chan)

http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPEA3806Z20140409

Nenhum comentário:

Postar um comentário