terça-feira, 1 de abril de 2014

Missão Empresarial em Cuba termina com saldo positivo 01/04/2014




Jornal GGN - A Missão Empresarial a Cuba terminou no dia 28 com uma visita às instalações do Porto de Mariel, a 40 quilômetros de Havana. Representantes das 32 empresas que viajaram ao país conheceram de perto a estrutura que já está ativa, bem como os planos de obras futuras.

A Missão proporcionou aos empresários uma visão geral da economia cubana, através de palestras tanto de economistas quanto de representantes de empresas que já operam no país, como Bauducco, Odebrecht, Brascuba (joint venture cubano-brasileira de cigarros) e SuplexTrade, comercial exportadora de insumos hoteleiros, materiais de construção e produtos manufaturados em geral.

Os participantes da Missão também estiveram com o Ministro de Comércio Exterior e Investimento de Cuba, Rodrigo Malmierca, que informou sobre a nova Lei de Investimento do País, aprovada em reunião extraordinária do Parlamento no sábado 29 de março. A nova legislação - que substitui Lei criada em 1995, quando o Governo abriu a Ilha para o capital estrangeiro - torna mais atrativo os investimentos externos ao cortar de 30% para 15% a tributação de lucro, além de dar 8 anos de isenção tributária a novos investimentos, entre outras iniciativas.

As empresas que se incorporaram à Missão integram os setores de bebidas e alimentos, casa e construção, petroquímico, segurança digital, transporte e logística (caminhões, vagões, e armazenagem) medicamentos e cosméticos, serviços tributários, vidro, veículos e auto partes. Além de ter acesso a informações sobre a economia cubana e como operar no país, os participantes também realizaram rodadas de negócios com empresas cubanas.

Em 2013 o PIB cubano foi o maior de toda a América Latina e Caribe, exceto pelo território estadunidense de Porto Rico, chegando a US$ 76,5 bilhões. O fluxo de comércio entre Brasil e Cuba cresceu 9,2% nos últimos cinco anos e em 2013 registrou uma corrente de comércio amplamente favorável ao Brasil, de US$ 624,7 milhões.

Estiveram em Cuba diretores e gerentes de comércio exterior das seguintes empresas: Bauducco, Bioamazonas, Capemisa, Pirelli, JBS, Marco Polo, Ambev, Fanavid, Globoaves, Fidas, FM Coempar, Oberthur, Petrosan, Odebrecht, Vilheto e Cosil, Quimitrans, Roldey, Suplextrade, Pipeway, Embelleze, Brascuba, Brasraf, Hands On, Imerys, Kanope, Infra Assessoria e Participações, Comas Latino Americana, Eletroflex, Asa Alimentos, Tek Trade, CCS Business.

Com informações da Apex-Brasil

http://jornalggn.com.br/noticia/missao-empresarial-em-cuba-termina-com-saldo-positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário