sábado, 12 de abril de 2014

Petrobras: Conheça nosso supercomputador que gera mais de seis trilhões de amostras sísmicas por segundo 11/04/2014


Temos o maior supercomputador da América Latina. Ele é fruto de um trabalho conjunto das nossas áreas de Exploração e Produção (E&P) e Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC). O Grifo04 é formado por 544 servidores, somando um total de 40 terabytes de memória RAM, com desempenho 23 mil vezes superior ao de um computador pessoal de última geração. Para habilitar o desempenho dessa capacidade computacional, cada um dos servidores tem uma conexão de rede dedicada de 20 gigabytes/seg, equivalente a 20 mil conexões de internet domiciliares típicas.


A técnica de obtenção por meio da captação de sinais sonoros refletidos nas camadas geológicas é chamada de sísmica. Através da tecnologia de ponta, que emprega programas para a geração de imagens das bacias sedimentares de interesse para a exploração e produção, o Grifo04 gera mais de seis trilhões de amostras sísmicas por segundo. Essas amostras são fundamentais, pois apresentam informações valiosas sobre os locais com alto potencial para produção de petróleo e gás.

http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/conheca-nosso-supercomputador-que-gera-mais-de-seis-trilhoes-de-amostras-sismicas-por-segundo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário